G1

Mais de 60 garrafas de whisky são apreendidas com suspeita de adulteração em MT


Mais de 60 garrafas de whisky são apreendidas com suspeita de adulteração

Polícia Civil

Mais de 60 garrafas de whisky com suspeita de adulteração foram apreendidas durante a Operação Gole Mortal na terça-feira (21) em Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá.

O município fica em região próxima à Água Boa, onde houve um caso suspeito de intoxicação por metanol e o paciente foi transferido para Goiânia (GO). No estado, o primeiro caso foi confirmado nesta quarta-feira (22).

LEIA MAIS sobre o tratamento: O que médicos devem saber (e o público também) sobre o tratamento da intoxicação por metanol

Na operação, os policiais encontraram, em dois mercados, as garrafas com suspeita de adulteração. O material foi encaminhado para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para analisar se houve, de fato, falsificação.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

O delegado responsável pelo caso Flávio Leonardo Santana Silva disse que a população pode ajudar o trabalho policial com denúncias anônimas.

"Alertamos que o consumo de bebidas alcoólicas com origem duvidosa representa grave risco à saúde. Orientamos que a população denuncie, de forma anônima, as práticas suspeitas. As investigações prosseguem com objetivo de identificar a cadeia de comercialização de bebidas adulteradas para impedir que esses produtos potencialmente perigosos cheguem aos consumidores", disse.

A Polícia Civil investiga o caso.

Tratamento da intoxicação

O Ministério da Saúde e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) divulgaram recentemente orientações para os profissionais de saúde sobre como identificar e tratar casos de intoxicação por metanol.

As recomendações surgem após o aumento de registros de casos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. É esperado que médicos e unidades de saúde:

reconheçam precocemente os sintomas de intoxicação por metanol,

administrem etanol (ou fomepizol) como antídoto o quanto antes,

encaminhem os casos graves para UTI e

notifiquem imediatamente as autoridades de saúde.

LEIA TAMBÉM:

É seguro beber cerveja, vinho ou chope? Entenda o que considerar antes do consumo para evitar o metanol

Por que algumas pessoas sofrem reações mais graves ao metanol? A genética pode explicar

Como o metanol aparece na bebida alcoólica — e por que isso gera lucro para alguns

Saiba como descartar garrafas de destilados para evitar falsificação

O que acontece no corpo nas primeiras 12, 24 e 48 horas após beber metanol

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.