Imagem aérea de Bragança Paulista
Secretaria de Comunicação Social de Bragança Paulista
Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Cidades Sustentáveis mostra que somente 6 das 46 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina foram classificadas com desempenho alto no cumprimento de indicadores sobre desenvolvimento sustentável.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades avalia o progresso dos municípios brasileiros para o cumprimento desses indicadores dentro dos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), que abrange áreas como saúde, educação, entre outras.
Veja abaixo o desempenho de cada cidade:
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na região, as seis cidades que atingiram o desempenho alto foram:
Taubaté
Bragança Paulista
Ilhabela
Santo Antônio do Pinhal
Silveiras
Vargem
O estudo avalia o desempenho das cidades em ‘muito alto’, ‘alto’, ‘médio’, ‘baixo’ e ‘muito baixo’. Nenhuma das cidades da região teve desempenho máximo.
As seis melhores cidades classificadas da região tiveram nota acima de 60. Outras 37 tiveram nota entre 50 a 59,99 e foram avaliadas com desempenho ‘médio’, enquanto outras três foram classificadas com ‘baixo’. As notas para essa classificação são entre 40 a 49,99.
O índice abrange as cidades brasileiras e tem como objetivo apontar a desigualdade nas diferentes regiões do país. Para a construção do levantamento, foram usados dados em bases públicas nacionais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), DataSUS e Inep.
São verificados 100 indicadores socioeconômicos e ambientais. A intenção é orientar a ação política de prefeitos, além de definir referências e metas com base nos indicadores.
Pela primeira vez o Brasil produz um índice que avalia o desenvolvimento sustentável de todas as cidades do país
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina