G1

Ministério da Justiça lança ação no Amazonas para combater violência entre jovens


Representantes da coordenação nacional do Pronasci

Vanessa Senna/Ifam

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), começa a ser implantado no Amazonas a partir de agosto. A iniciativa prevê a contratação de equipes técnicas locais para atuar com a juventude em quatro municípios considerados estratégicos: Manaus, Iranduba, Manacapuru e Tabatinga.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Segundo o Ministério da Justiça, a coordenação será feita pelos campi do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Os profissionais selecionados passarão por uma fase de formação antes do início do atendimento direto aos jovens, previsto para janeiro de 2026.

De acordo com o órgão, os municípios foram escolhidos por apresentarem altos índices de violência e forte presença do crime organizado.

🔍 Dados do Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que o número de homicídios no Amazonas cresceu 30,6% entre 2013 e 2023 — passando de 1.191 para 1.555 casos.

A rota do tráfico de drogas pelo Rio Solimões é apontada como um dos fatores que impactam diretamente comunidades ribeirinhas e indígenas. A ausência de políticas públicas também contribui para a vulnerabilidade extrema.

LEIA TAMBÉM:

'Prédio do terror' usado para exploração sexual de crianças e tráfico é fechado no Centro de Manaus

Crimes na Amazônia: região sofre com prostituição infantil, tráfico de drogas, pessoas e madeira

Programa vai atender 500 jovens no estado

A expectativa é que, a partir de 2026, o Pronasci Juventude atenda cerca de 500 jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade sociorracial no Amazonas. Confira abaixo:

➡️O programa conta com investimento de R$ 7,7 milhões do governo federal e inclui:

➡️Acompanhamento multidisciplinar dos adolescentes e jovens

➡️Elevação da escolaridade por meio do Pronatec, com bolsa mensal de R$ 500 por até 12 meses

➡️Oficinas comunitárias de arte, esporte, cultura e lazer

➡️Formação de profissionais locais para prevenção e tratamento relacionados ao uso de drogas

Encontro em Iranduba discute implantação

Na quinta-feira (14), representantes da coordenação nacional do Pronasci estiveram em Iranduba para discutir a implantação do programa. O encontro foi realizado no IFAM

O secretário municipal de Assistência Social, Thiago Marinho, destacou a importância da iniciativa para os jovens da região e alertou ainda para a vulnerabilidade dos jovens frente à violência e ao tráfico de drogas.

“Temos violações de direitos em vários contextos. Os jovens são cooptados porque os criminosos visualizam facilidades. E há a questão da impunidade, já que o menor não pode ser preso. Quando é pego, depois é liberado. Os jovens são de fácil substituição”, afirmou.

100 jovens serão beneficiados em Tabatinga

Jovens do interior do Amazonas serão assistidos pelo programa

Vanessa Senna/Ifam

A partir de janeiro de 2026, o programa também atenderá cerca de 100 jovens indígenas e não indígenas de Tabatinga. O município está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, na região do Alto Solimões.

Francisco Lucas Aparício e Silva, de 18 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio e do curso técnico em meio ambiente no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), em Tabatinga. Ele pode ser um dos contemplados pelo programa.

“Se uma criança crescer em um convívio violento, o resultado é que ela pode se tornar violenta também. O ‘violento’ vira o normal para ela”, disse.

Francisco afirmou que nunca participou de projetos culturais ou educacionais. “Em Tabatinga, esses projetos não chegam até os jovens e, quando chegam, é para uma minoria.”, disse o estudante

Grupo suspeito de tráfico e mortes é capturado na tríplice fronteira

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.