
Motociclistas concentraram maior fatia das irregularidades flagradas em fiscalizações no primeiro quadrimestre de 2025. Registros feitos pela EPTV mostram até van escolar passando no sinal vermelho. Velocidade e desrespeito aos semáforos representam 72% das multas de radares em Campinas
Os motociclistas concentraram sete de cada 10 infrações de trânsito registradas em blitzes feitas em Campinas (SP) pela Emdec e a Polícia Militar. Foram 3.823 infrações nas fiscalizações realizadas no primeiro quadrimestre de 2025, sendo que 2,8 mil delas envolveram veículos sobre duas rodas.
"Nós temos um índice muito grande por desrespeito por parte dos motociclistas em Campinas, inclusive alguns motociclistas totalmente de forma inadequada conduzem os seus veículos, e muitas vezes passam pelos equipamentos eletrônicos encobrindo a placa, que é uma infração a mais ainda, além da que ele já está cometendo", explica Nivaldo Rezende, coordenador da central de monitoramento de radares da Emdec.
Os dados de multas registradas por radares em Campinas, considerando todos os veículos, mostram que excesso de velocidade (57,2%) e avanço do sinal vermelho (14,4%) lideram as infrações.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Flagrantes feitos pela EPTV e também pelos radares de monitoramento mostram situações de abuso e acidentes pela imprudência.
Na Rua Plínio Pereira Neves, no Jd. Nova Europa, uma van do transporte escolar não respeita o sinal vermelho e avança sem desacelerar.
No mesmo local foram flagradas motos e carros avançado o semáforo, tudo em um intervalo de poucos minutos.
Acidente entre motos em cruzamento de avenida de Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Imagems dos radades também flagraram, na mesma via, um automóvel branco avançando o sinal vermelho em alta velocidade.
Pelo vídeo é possível observar que por pouco uma pedestre não é atropelada, e o infrator costura entre uma moto e outros dois carros no cruzamento para evitar um acidente.
O avanço do semáforo também foi responsável pela colisão entre duas motos em um cruzamento na Av. John Boyd Dunlop.
Mortes em acidentes
Segundo a Emdec, das 130 mortes em acidentes registrados em Campinas em 2024, 33 foram provocadas por excesso de velocidade, e oito por avanço do sinal vermelho.
"Às vezes o veículos está avançando o sinal vermelho ou está em excesso de velocidade, e se você não está atento a situação no trânsito, você pode ser uma vítima em função desse desrespeito que muitos motoristas acabam cometendo na cidade", completa Nivaldo.
Van escolar fura semáforo vermelho na Rua Plínio Pereira Neves, no Jd. Nova Europa, em Campinas (SP), nesta segunda (26)
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

