
Cidades do Paraná ainda enfrentam efeitos de um temporal no fim de semana
Vinte e três cidades do Paraná ainda enfrentam os efeitos de um temporal no fim de semana.
A chuva atingiu principalmente cidades pequenas do interior do estado. Nas lavouras de Nova Aurora, não sobrou quase nada. A família da produtora rural Gislaine Camilo perdeu metade da plantação de soja:
“Sofre demais, porque estava a coisa mais linda de se ver e, hoje, a gente olha aí... Está triste, triste mesmo”, lamenta.
Além do granizo, o temporal foi acompanhado de ventos que passaram dos 90 km/h na região norte do estado. As rajadas foram tão fortes que retorceram estruturas pesadas, como as de uma fábrica e de silos em Santa Fé. Árvores foram arrancadas pelas raízes. Galhos caíram em cima das casas e estragaram os telhados.
“A gente nem sabe explicar, só sentiu que foi caindo tudo”, conta a cuidadora de idosos Adriana Souza Ramos.
Os temporais derrubaram postes. Mais de 100 mil residências ficaram sem luz. O restaurante da comerciante Ivanete Bernini ainda está sem energia elétrica:
“É self-service, mas a gente vai esquentando e vai colocando, porque não tem energia”, conta.
Escolas também foram destruídas pela chuva. Em uma, que fica em Pitangueiras, ainda tem água pelo chão. Os funcionários agora tentam secar os livros infantis e os materiais escolares. Na tarde desta segunda-feira (3), o pessoal concertou o telhado e a água parou de entrar nas salas. A chuva por lá foi tanta que precisaram abrir buracos nas paredes para água sair. O refeitório da escola virou um dos pontos de arrecadação e distribuição de doações.
“A metade da roupa do meu guarda-roupa molhou tudo”, lamenta uma moradora.
Mais de 32 mil pessoas foram afetadas pela chuva, segundo a Defesa Civil. Mais de 4 mil estão desalojadas ou desabrigadas. A água invadiu as casas da Roseane e da mãe dela.
“É duro olhar a casa da minha mãe, é onde eu cresci. Você olhar e ver o teto descendo, descoberta, é uma dor muito grande. Você construir com tanto esforço, batalhando, e ver indo embora é triste!”, diz a auxiliar de costura Roseane Casaroto.
Cidades do Paraná ainda enfrentam efeitos de um temporal no fim de semana
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Pedras de granizo de 100 gramas, alagamentos e desalojados: chuva forte causa estragos em cidades do Paraná
Aulas são canceladas e serviços municipais estão suspensos após temporal causar estragos em cidades do Paraná
Após temporais, chuva deve dar trégua curta ao Paraná e persistir durante a semana; veja previsão do tempo

