G1

Notas falsas de falecimentos revoltam vítimas no interior de SP: 'Você não morreu, não?'


Vigilante conta como soube de nota falsa anunciando a sua morte em Matão, SP

Dois moradores de Matão, no interior de São Paulo, foram surpreendidos com notas falsas comunicando os seus falecimentos em mensagens de WhatsApp. A situação revoltou as vítimas e assustou parentes.

O responsável pelas notas ainda não foi identificado. A funerária que foi usada no comunicado fake e os moradores registraram boletim de ocorrência e devem acionar a Justiça.

📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram

'Será que eu estou vivo?'

O vigilante Rodrigo de Freitas teve a nota falsa de seu falecimento divulgada em Matão, SP

Reprodução e Ely Venancio/EPTV

O vigilante Rodrigo de Freitas contou que a mentira deixou amigos e familiares em pânico no dia 21 de agosto. A foto dele foi colocada em uma nota de falecimento igual à de uma funerária conhecida de Matão.

"Entre 14h20 e 14h30 eu recebi uma uma imagem no meu celular, mas eu não dei muita relevância porque eu estava trabalhando e com pouca bateria no celular. Mas depois quando eu estava para finalizar o meu trabalho entre 17h30 e 17h40, eu abri a internet no celular e vi o que estava acontecendo. Bastante mensagem de colegas, amigos, alguns familiares, um alvoroço danado. [Foi] um baque na hora, porque como assim acontece uma coisa dessa? Até eu me perguntava: "Será que eu estou vivo?", afirmou.

O comunicado fake chegou até a mãe do Rodrigo que estava fora do país. "Minha irmã mora em Londres faz 8 anos e minha mãe foi lá para passar férias com as minhas duas sobrinhas, minha irmã e meu cunhado. A minha mãe está muito abalada, minha família está muito abalada. Eu tenho três filhos, minha esposa, meu pai. Foi muito grave, isso não se faz e eu quero achar as pessoas que fizeram isso", lamentou.

Mais notícias da região:

ACIDENTE: Pneu estoura e van com 8 presos do semiaberto capota na Rodovia Anhanguera em Araras; FOTOS

GRAVE: VÍDEO mostra ataque de abelhas que deixou aposentado com mais de 500 picadas no interior de SP

BUSCAS: Família de Matão desaparece em lancha no litoral de SP; Marinha realiza buscas

Veja reportagem completa do EPTV2:

Notas falsas de falecimentos revoltam vítimas em Matão, SP

As funcionárias da funerária também foram pegas de surpresa quando receberam telefonemas das vítimas.

"A gente posta as nossas notas de falecimento, que sempre são autorizadas pela família, informando o horário do velório, do sepultamento para os amigos e familiares comparecerem até o velório. E aí essas pessoas fizeram essa brincadeira de mau gosto e pegaram as nossas postagens e criaram uma nota de falecimento fake", explicou a auxiliar administrativa da funerária Isabela Lulio.

Outro caso na véspera

O aposentado Gilberto Ramos de Souza, o Trabiju, foi vítima de nota falsa de falecimento em Matão, SP

Ely Venancio/EPTV

O aposentado Gilberto Ramos de Souza, conhecido como Trabiju, é bastante conhecido na cidade e é comum encontrá-lo nas ruas com seu radinho de pilha. Ele também foi vítima da nota fake no dia 20 de agosto.

"E a turma fica tirando sarro: "Você não morreu, não?"', afirmou ressaltando da preocupação dos familiares.

As notas falsas de falecimento que foram publicadas no aplicativo de mensagens também foram encaminhadas com bastante frequência, chegando a muitas pessoas. As vítimas esperam Justiça.

"Quem fez isso tem que ter a noção que tá cometendo crime, tanto na esfera criminal, quanto na esfera cível. E assim que essas pessoas foram forem localizadas, nós vamos entrar judicialmente para cobrar a reparação devida", afirmou a advogada Estela Barrios Trench.

VÍDEOS DA EPTV:

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.