
Obra de contenção na orla em frente a cidade de Santarém-PA
Caio Lobato
Responsável pelas as obras emergenciais na orla de Santarém, oeste do Pará, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou nesta terça-feira (28), que já alcançou 60% de execução dos serviços. A intervenção visa solucionar problemas estruturais causados pela erosão e pela ação do tempo, preservando a integridade do muro de arrimo e garantindo a segurança de moradores, comerciantes e visitantes que frequentam o local diariamente.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Os trabalhos englobam a contenção do muro de arrimo com estruturas de gabião, que são blocos metálicos preenchidos com pedras, altamente resistentes à pressão da água e ao desgaste natural. Essa técnica proporciona maior estabilidade à margem do rio, evitando deslizamentos e o comprometimento da base da orla.
Também está em andamento a recuperação completa do sistema de drenagem pluvial, que há anos apresentava pontos de obstrução. A equipe da Seminfra realizou o redirecionamento e a canalização da drenagem para um único ponto de saída, eliminando os acúmulos de água e de resíduos que comprometiam o escoamento e provocavam danos à pavimentação.
A expectativa, de acordo com o secretário de Infraestrutura, Sérgio Melo, é de que os serviços sejam concluídos até o mês de novembro, permitindo que o trecho volte a ser plenamente utilizado pela população. “Estamos trabalhando intensamente para entregar essa etapa ainda este ano. A obra é emergencial, mas fundamental para garantir a estabilidade da estrutura e evitar que o problema se agrave. Após a conclusão, faremos uma revitalização provisória para devolver o acesso seguro a pedestres e veículos leves”, destacou o secretário.
Obras na Orla de Santarém devem ser concluídas até o fim do mês de novembro
Ainda de acordo com a Seminfra, a Prefeitura já encaminhou ao Ministério das Cidades um projeto definitivo de requalificação da orla, estimado em R$ 50 milhões. O projeto foi totalmente reformulado dentro dos critérios de acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida circulem com autonomia por toda a extensão da orla.
O novo projeto contempla a reconstrução completa do trecho entre Mascotinho até a Praça Gigi Alho, incluindo calçadas acessíveis, paisagismo, mobiliário urbano e iluminação moderna. O projeto também inclui a recuperação das áreas que historicamente sofrem com afundamentos, como no entorno da Caixa Econômica Federal e da lateral do Terminal Fluvial Turístico (TFT) até a escadaria de acesso aos barcos.
“Com o projeto definitivo, teremos uma frente de cidade totalmente nova, integrada e segura. Será um grande marco urbano e turístico para Santarém, valorizando o potencial natural da orla e oferecendo mais conforto para quem vive e visita a cidade”, afirmou Sérgio Melo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

