Operação da Polícia Civil mirou grupo que fornecia apoio atividades a facções criminosas em MT
Polícia Civil
Uma operação da Polícia Civil cumpriu 12 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão contra apoiadores de uma facção criminosa que atua em Comodoro, a 677 km, de Cuiabá, nessa quarta-feira (22).
Segundo a Delegacia de Polícia de Comodoro, responsável pela investigação, a operação é resultado de um trabalho de longo prazo que investigava envolvimento de pessoas que forneciam apoio e ajuda financeira a membros de organização criminosa, tanto presos quanto em liberdade.
De acordo com o delegado Mateus Reiners, os alvos atuavam em diversas frentes, como transporte e revenda de drogas, intermediação de valores para custear despesas de presos e disponibilização de estruturas para ocultar crimes.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam celulares, drogas, veículos e outros bens usados para facilitar as atividades ilegais da facção.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo a Polícia Civil, as ordens foram expedidas pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres. A ação contou com apoio das delegacias regionais de Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Cáceres.
Os presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Comodoro e permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros integrantes e financiadores da facção na região da fronteira do estado.
Operação Fautor
Operação Fautor cumpriu 16 mandados de prisões preventivas e 16 de busca e apreensão em MT
Polícia Civil
A polícia informou que a Operação Fautor simboliza o enfrentamento não apenas ao tráfico de drogas, mas também à rede de apoio que sustenta o crime organizado.
O nome da operação, “Fautor”, vem do latim e significa “aquele que apoia, fomenta ou protege uma conduta ilícita”. A escolha do termo, segundo a polícia, representa o papel dos investigados como sustentadores da estrutura criminosa, mesmo após a prisão de lideranças.