G1

Padre que ouviu brincadeira do papa Francisco sobre brasileiros destaca legado: 'humano e próximo do povo'


Padre pediu orações para os brasileiros e ouviu do pontífice: 'Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração'. O diálogo voltou a viralizar nas redes sociais após a morte de Francisco. Padre que ouviu brincadeira do papa Francisco sobre brasileiros relembra encontro

O padre João Paulo Souto Victor, de Cuité, na Paraíba, relembrou um momento divertido com o papa Francisco, conhecido por seu carisma e espontaneidade. Ao pedir uma bênção para seus conterrâneos, o padre foi surpreendido com uma brincadeira do pontífice. Piada foi relembrada nesta segunda-feira (21), após a morte de Francisco, aos 88 anos.

Em maio de 2021, enquanto caminhava pelo pátio de San Damaso, no Vaticano, o papa foi abordado por João Paulo, que pediu orações pelos brasileiros: “Santo Padre, reze por nós, brasileiros”. Sorrindo, Francisco respondeu com bom humor: “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”. Assista o momento:

Papa faz piada sobre brasileiros: 'Não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração"

Após receber a notícia da morte do pontífice, João Paulo destacou a importância de relembrar os momentos de afeto deixados por Francisco. Na época, o vídeo foi publicado nas redes sociais e gerou uma enorme repercussão — inclusive com comentários negativos sobre a fala do papa.

"Como é bom olhar para trás e lembrar, ao longo destes 12 anos de pontificado, os momentos humanos e afetivos do papa, que deixa marcas tão humanas e tão simples na vida de cada um de nós. O papa brincava. Claro que estas ações de Francisco sempre vão repercutir. O papa Francisco deixa um legado de um papa humano, de um papa próximo do povo, de um papa audacioso no ponto de vista da coragem da reforma da Igreja", destaca o padre João Paulo.

O padre João Paulo relembrou que o encontro ocorreu quando estudava em Roma. Ele estava acompanhado de outro sacerdote, que registrou o momento em vídeo.

Segundo ele, aquele instante permanece guardado em seu coração. Embora seja um momento de sofrimento para os cristãos, o padre ressaltou a importância da missão cumprida pelo papa.

“Guardo no meu coração aquele rosto sereno, aquele olhar vibrante, mãos macias, mas que transmitem uma paz muito grande para nós, enquanto Igreja Cristã. Então, este dia é um dia de sofrimento, mas um dia de alegria, no sentido de que nós cremos na vida eterna e sabemos que o santo padre, papa Francisco, cumpriu a sua missão de trazer esperança para nossas vidas em tempos difíceis, em tempos de turbulência”, afirmou o padre João Paulo.

Papa Francisco e padre João Paulo Souto Victor

Arquivo pessoal

O padre João Paulo afirmou ainda que a Igreja Católica enfrentará o desafio de escolher um novo papa e espera que o sucessor dê continuidade ao legado de Francisco.

“Estamos diante de um desafio, mas também de um tempo novo de esperança; que aquele que venha a substituí-lo seja capaz de dar continuidade ao legado que ele semeou entre nós: o legado da humildade, da simplicidade, mas, acima de tudo, da proximidade”, refletiu o padre.

Papa Francisco morre aos 88 anos

Visita do Papa Francisco ao Brasil

Reprodução/TV Vanguarda

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.

Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ficar internado por cerca de 40 dias.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.