G1

Paraense de 124 anos morre em Belém; 'tinha saúde de ferro', diz família


Teodora Maria de Alcântara chegou a ter o benefício do INSS suspenso em 2021 por problemas no CPF. Ela será enterrada em Cachoeira do Arari, no Marajó, onde nasceu. Idosa morre aos 124 anos no Pará

Aos 124 de idade, Teodora Maria de Alcântara faleceu, em Belém, por volta das 1h45 desta terça-feira (14). Segundo familiares, ela morreu de causas naturais enquanto dormia.

A idosa passou os últimos meses da vida na casa de parentes, no distrito de Icoaraci, para receber cuidados e atenção necessários para quem entra na terceira idade. A família conta que ela ainda tinha muita vitalidade e energia.

"A vovó tinha uma saúde de ferro. Morreu porque chegou a hora dela mesmo. Ela não tomava nenhum remédio, não tinha nenhum problema de saúde, nada. Não dava nenhum trabalho", diz a neta Vanessa Ferro.

Teodora tinha 124 anos quando faleceu, em casa

Divulgação

Natural de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, Teodora faleceu com oito anos a mais que uma outra mulher considerada a mais velha do mundo, de acordo com o site da LongeviQuest - a gaúcha Inah Canabarro Lucas. A freira morreu aos 116 anos no Rio Grande do Sul.

Sobre a idade, a família de Teodora conta que tentou registrá-la no "Guinness Book", o famoso livro dos records, mas devido à burocracia, optaram por desistir.

"Vimos pessoas consideradas as mais velhas do mundo com 110 anos e a vovó com toda essa idade poderia entrar no livro, mas era muito burocrático, então desistimos", revela.

Como mostra o RG, Teodora Maria de Alcântara nasceu em 18 de agosto de 1900.

Reprodução / Arquivo Pessoal

Em 2021, ganhou destaque na imprensa após ter o benefício do INSS suspenso por causa de um problema cadastral no CPF. A situação foi revertida após questionamentos da família e mobilização popular que questionando o que teria acontecido, até que o benefício voltou a ficar ativo.

O pagamento foi retomado ainda naquele ano, e ela continuava recebendo normalmente até a morte.

O velório de Teodora foi reuniu familiares e amigos em Belém, na casa onde ela morava. Às 3h de quinta-feira (15), a família marcou um segundo velório em Cachoeira do Arari , onde ela viveu por mais de cem anos e será sepultada.

Teodora Alcântara se recupera fisicamente na casa da neta, após visitar órgãos para saber o motivo de terem desativado benefício

Arquivo Pessoal

✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.