G1

Pedreiro de 55 anos se forma em matemática com TCC sobre construção: 'trabalho pesado e eu vi essa possibilidade'


Pedreiro de 55 anos se forma em matemática e faz TCC sobre construção civil

Uespi

O pedreiro Antônio Francisco da Silva, de 55 anos, concluiu a Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) com um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) inspirado na própria profissão. Ele pesquisou como a matemática pode ser aplicada na construção civil.

O estudante iniciou o curso em 2021, em Teresina. Durante quatro anos, dividiu o tempo entre o trabalho como pedreiro durante o dia e as aulas à noite.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Segundo Antônio, a ligação entre a matemática e o trabalho na construção civil foi decisiva para a escolha do tema "Matemática Aplicada à Construção Civil". Ele afirma que queria mostrar como o conhecimento acadêmico pode ampliar a prática profissional.

"O que me motivou foi uma questão de necessidade, trabalho pesado e eu vi essa possibilidade, essa opção de me formar nessa área. As aulas são à noite e eu trabalho durante o dia. Com muito esforço e me dedicando bastante, deu pra conciliar estudo e trabalho”, contou o matemático.

O tema do TCC foi escolhido seguindo a experiência do pedreiro no trabalho. Em acordo com o orientador, foi definida a proposta de analisar as aplicações da matemática presentes na construção civil, como proporções, elementos geométricos utilizados nas obras e cálculos.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

O Trabalho de Conclusão de Curso de Antônio Francisco da Silva também recebeu destaque na avaliação do professor Dr. Afonso Norberto, orientador da pesquisa. Por acompanhar de perto o desenvolvimento do estudante, o docente observou como a experiência profissional do aluno contribuiu diretamente para a proposta do estudo, articulando conhecimentos acadêmicos e práticas da construção civil.

O professor dr. Afonso Norberto, orientador de Antônio, destacou que o tema do projeto reforça o papel da matemática em situações reais do trabalho.

“Fiquei muito feliz pelo desenvolvimento, pelo trabalho dele, um trabalho bem genuíno, um trabalho bem dia-a-dia dele, um trabalho que dá a importância da matemática em aplicações concretas, em aplicações práticas. É um trabalho que vai ficar como referência e vai ficar para que as pessoas possam ter o uso da matemática”, disse o docente.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.