Baía do Marajó: pescadores vítimas de naufrágio são resgatados e recebidos com festa
Três pescadores de Salvaterra, na Ilha do Marajó, foram resgatados com vida na madrugada deste sábado (19), após naufragarem na Baía do Marajó na tarde de sexta-feira (18). A embarcação onde estavam afundou por volta das 18h30, após encalhar em um banco de areia na região da Morossoca.
Na chegada dos pescadores a Salvaterra, por volta das 4h30, o reencontro com familiares foi marcado por alívio, fogos de artifício e emoção. Nenhum dos tripulantes sofreu ferimentos graves, mas todos estavam visivelmente abalados após horas à deriva na baía.
Segundo relatos dos sobreviventes às famílias, o barco estava carregado de peixes e não resistiu ao peso somado à forte maresia, o que provocou o naufrágio. Os tripulantes passaram a noite à deriva até serem resgatados, já por volta das 4h30 da manhã, na orla de Salvaterra.
Pedido de socorro veio de outra embarcação
De acordo com testemunhas, os pescadores foram surpreendidos ainda no final da tarde por um tripulante de outra embarcação, que nadou até eles para pedir socorro. Em um dos vídeos registrados no local, um dos homens diz: "ouvi só o grito do rapaz aí me chamando, que estavam à devira. Mas já está tudo pelo certo. Agora é só esperar o resgate."
Foi por meio dessa outra embarcação, que possuía acesso à internet, que os Bombeiros foram acionados. A corporação enviou uma lancha de resgate ainda na noite de sexta-feira. Porém, como a maré só começou a subir por volta das 3h da manhã, o resgate só pôde ser feito com segurança nas primeiras horas do sábado.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçam a orientação para que embarcações pesqueiras estejam sempre dentro da capacidade de carga recomendada, especialmente durante o período de grande movimentação na Operação Verão.
Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Vídeos com as principais notícias do Pará