O IBGE divulgou a estimativa populacional de 2025
O IBGE anunciou nesta quinta-feira (28) números sobre os municípios brasileiros. Um em cada três municípios brasileiros tem menos habitantes em 2025 do que tinha em 2024.
Devagar. Devagarinho. A população brasileira avança num ritmo mais tímido. Agora somos 213, 4 milhões de habitantes, um aumento de apenas 0,39% em relação a 2024.
"O que estamos vendo no Brasil é um crescimento cada vez menor devido à queda do número de nascimentos. Mesmo se você considerar que as pessoas estão vivendo por mais tempo, maior longevidade, maior esperança de vida", disse Izabel Marri, demógrafa, pesquisadora do IBGE e gerente de estimativas e projeções populacionais.
As 27 capitais concentram quase um quarto da população total do país. Boa Vista, em Roraima, foi a que ganhou proporcionalmente mais moradores. A explicação vem do fenômeno migratório.
Venezuelanos fugiram para Boa Vista em razão da instabilidade política e econômica no país deles. A esperança de uma vida melhor é a principal razão para atravessar a fronteira. Dona Arodis pediu ajuda para reencontrar a família, que está em Santa Catarina.
Em Santa Catarina não chegam apenas imigrantes. A capital, Florianópolis, registrou a segunda maior taxa de crescimento. Muitos brasileiros decidiram se mudar para lá. O Matheus é um deles.
"Mudei por oportunidade de trabalho, e estou aqui para tentar também sair um pouco da loucura que era São Paulo, segurança que também tá um pouco precária lá, trânsito e qualidade de vida também", contou Matheus Stabile, coordenador de planejamento comercial.
As cidades mais populosas do país, São Paulo e Rio de Janeiro, cresceram menos de 1% do ano passado para cá. Esse aumento, de menos de 1%, faz parte, hoje, do perfil da maioria dos municípios brasileiros. E o IBGE não fala só em crescimento muito modesto. A população encolheu em quase 40% dos municípios.
"Se a tendência é crescer cada vez menos, os pequenos vão diminuir de tamanho. E aí, como é que o gestor tem que estar atento para alocação de recurso, assim vamos construir mais escola, vamos construir mais hospital, e que tipo de hospital e que tipo de escola. Então o gestor deveria ficar atento, sim, para bem atender essa população", explicou Izabel Marri, demógrafa, pesquisadora do IBGE e gerente de estimativas e projeções populacionais.
População encolhe em quase 40% dos municípios brasileiros brasileiros, revela IBGE
Reprodução/TV Globo