G1

Por terra e ar: Bombeiros combatem incêndio em plantação de eucalipto que atinge 4 fazendas


Bombeiros combatem incêndio em plantação de eucalipto que atinge 4 fazendas

Um incêndio atingiu uma plantação de eucalipto e se espalhou por quatro fazendas próximas a Campo Grande, na tarde deste sábado (23). Funcionários das fazendas e de uma usina auxiliam os bombeiros no combate ao fogo.

Bombeiros combatem o incêndio por terra e pelo ar. Uma aeronave modelo Air Tractor foi usada para lançar água sobre as chamas. Este é o primeiro fim de semana em que a cidade utiliza esse tipo de combate.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

As fazendas ficam a cerca de 30 km do trevo da BR-163, na saída de Campo Grande para São Paulo.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), duas viaturas da capital estão no local. Um dos caminhões lança água pelas laterais.

Cinco caminhões-pipa das fazendas e duas caminhonetes da usina atuam por terra, segundo o CBMMS. Máquinas também fazem aceiros ao redor do incêndio para impedir a propagação das chamas. O vento forte dificulta o trabalho.

O CBMMS começou a usar, na sexta-feira (22), aeronaves modelo Air Tractor para combater incêndios em vegetação na região de Campo Grande. O objetivo é tornar a ação mais rápida e eficiente, reduzindo os impactos do fogo em áreas de preservação ambiental e próximas a residências.

Na primeira operação com o novo método, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) atuou em três áreas da região sul de Campo Grande, incluindo os bairros Itamaracá, Universitário, Moreninhas e Paulo Coelho Machado. Foram lançados 20 mil litros de água em sete abastecimentos de três mil litros cada.

A operação é coordenada pelo GOA, pelo Centro de Operações e Comunicação do CBMMS (COCB) e pelas equipes em solo.

Fazendas atingidas por incêndio ficam a 30 km do trevo da BR-163, em Campo Grande.

Corpo de Bombeiros

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.