G1

Praça Veiga Cabral é reinaugurada após revitalização em Macapá


Praça Veiga Cabral é entregue a população após revitalização em Macapá

A Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá, foi entregue à população na manhã desta sexta-feira (10) após passar por obras de revitalização. Foram investidos R$ 1,9 milhão com recursos do tesouro municipal. Considerada a praça mais antiga da capital, o espaço é símbolo da cultura amapaense.

Entre as novidades está a construção de 22 boxes em alvenaria para os empreendedores que atuam na praça.

De acordo com o prefeito Dr. Furlan, a Secretaria de Obras ouviu os trabalhadores durante a obra para atender às necessidades da região.

Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça

"Hoje entregamos também o ordenamento dos empreendedores, nós retiramos aqueles carrinhos que impediam a visão da praça e reordenamos todos os empreendedores num só local dando visibilidade a Pedra do Manganês. Então a primeira praça de Macapá está sendo devolvida à população muito mais bonita", disse Furlan.

A empreendedora Edineia Corrêa foi uma das beneficiadas. Ela conta que frequentava a praça na infância e agora vê no local uma chance de aumentar a renda.

"Gostei muito do que fizeram, tanto da praça quanto do nosso local de trabalho. Eu espero conseguir aumentar as vendas, estou confiante. Aqui eu vendo desde o café da manhã até o almoço. Fico aqui o dia todo, só saio à noite", afirmou Edineia.

Empreendedora Edineia Corrêa

Mariana Ferreira/g1

LEIA TAMBÉM:

Segurança alimentar cai no Amapá em 2024 e estado tem 3º pior índice do país

Jovens atropeladas no Amapá acusam motorista de racismo: ‘Pensei que ia morrer’

A revitalização faz parte do projeto de melhorias do centro histórico de Macapá. A proposta é valorizar construções antigas e preservar a memória da cidade.

Durante a entrega, houve apresentação de capoeira. O contramestre Elienai Araújo lembrou que a praça sempre foi ponto de encontro dos grupos da cidade.

O Epaço Cultural de Capoeira homenageia Onélio Augusto Mota Araújo, conhecido como “mestre grilo”, símbolo da história e da cultura da capoeira em Macapá

"Esse espaço é muito simbólico para a gente pois aqui todos os grupos vêm se encontrar, tendo em vista que hoje em Macapá não há um bairro que não tenha capoeira, mas tiramos um dia especial do mês para se encontrar aqui e trocar uma experiência", disse Elienai.

Inauguração Praça Veiga Cabral, em Macapá

Mariana Ferreira/g1

🏗️ Novidades da praça após revitalização:

Novo calçamento

Acessibilidade

Iluminação em LED

Piso tátil

Espaço cultural de capoeira

Casa do artesanato

Parquinho

Mesas de xadrez

Restaurantes

Restauração do monumento central

📚 Quem foi Veiga Cabral

Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, nasceu em 1861, em Belém do Pará. No fim do século XIX, liderou a defesa do Amapá contra uma invasão francesa, em meio a disputas de fronteira entre Brasil e França.

Em 15 de maio de 1895, comandou civis e soldados que repeliram os invasores em Macapá. O ato garantiu a soberania brasileira na região. Cabralzinho virou símbolo de resistência e inspiração para gerações futuras.

Inauguração Praça Veiga Cabral, em Macapá

Mariana Ferreira/g1

Inauguração Praça Veiga Cabral, em Macapá

Mariana Ferreira/g1

Inauguração Praça Veiga Cabral, em Macapá

PMM/Divulgação

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.