G1

Prefeitura retoma desmonte de casarão que ruiu no Centro; vizinhos esvaziam imóveis


O imóvel localizado na Rua Senador Pompeu era uma antiga loja de doces. O 3º andar do casarão desabou e atingiu uma construção que fica ao lado Prefeitura retoma desmonte de casarão que ruiu no Centro

A Secretaria Municipal de Conservação retoma nesta sexta-feira (21) a demolição do que restou do casarão que desabou na Rua Senador Pompeu, no Centro do Rio, no início da tarde desta quinta-feira (20). No acidente, um homem morreu, e outro ficou ferido.

No início da manhã, a Defesa Civil liberou temporariamente o acesso a imóveis vizinhos, a maioria comercial, para que os ocupantes retirassem pertences e mercadorias. Novas vistorias seriam feitas para afastar o risco de novos desmoronamentos.

Marcus Vinícius de Paula Nascimento, de 38 anos, que estava em um carro atingido pelos escombros, morreu. Ele teria sido vítima de um traumatismo craniano.

Vizinhos de casarão que desabou retiram mercadorias

Reprodução/TV Globo

Antes e depois

Imagens do Google Maps de 2014 mostram como era o casarão da Rua Senador Pompeu. A foto anterior ao desabamento mostra o imóvel de 3 andares com uma aparência menos deteriorada. Em 2014, o prédio ainda contava com um comércio no andar térreo. No início da tarde desta quinta-feira (20), o terceiro andar desabou. Os destroços atingiram uma construção ao lado do local.

O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, disse que o dono do imóvel foi notificado pela Defesa Civil em 2 momentos, em 2023 e 2024.

Na imagem de 2014 dá para perceber que o 3º andar do casarão contava com sacadas. Após o desabamento, o 3º andar ficou totalmente destruído.

O teto do imóvel não existe mais. As sacadas também se transformaram em blocos de concreto que também foram destruídos.

Antes e depois do casarão que desabou no centro do Rio. Foto de 2014 (no alto)

Montagem Google Maps e Dayane Zimmermann g1 Rio

Já em uma imagem de 2024 é possível ver que o imóvel já teve um avanço significativo em sua deterioração. Outra imagem do ano passado também mostra a lateral do imóvel bem degradada.

O imóvel onde antes funcionava uma loja de doces estava vazio. Além do carro onde uma pessoa ficou soterrada, outros dois veículos foram atingidos. Postes também caíram.

Ainda não se sabe a causa do desabamento. O imóvel é tombado pela Prefeitura do Rio.

Foto de 2024 mostra o casarão já bem deteriorado

Reprodução Google Maps

A 4ª DP (Presidente Vargas) investiga o acidente.

"Já determinei a abertura de um registro por desabamento e pedi um ofício para a subprefeitura para obter e o histórico do imóvel e ouvir o proprietário em depoimento sobre o porquê não efetuou nenhum reparo, apesar das notificações da Defesa Civil. Ao que tudo indica, o proprietário pode ser indiciado por desabamento doloso, com pena duplicada por morte", disse o delegado Mário Andrade.

Foto de 2024 mostra a lateral do casarão que desabou

Reprodução

Casarão desaba no Centro do Rio

Dayane Zimmermann/g1 Rio

Casarão desaba no Centro do Rio

Reprodução/TV Globo

Casarão desaba no Centro do Rio

Reprodução/TV Globo

Vítima estava em um dos veículos que foi soterrado

Reprodução/Globocop

Bombeiros trabalham em desabamento no Centro do Rio

Reprodução/Globocop

Bombeiros trabalham em desabamento no Centro do Rio

CBMERJ/Divulgação

Casarão desaba no Centro do Rio

Reprodução

Casarão desaba no Centro do Rio

Reprodução

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.