G1

Presidente Prudente domina o parabadminton nacional e volta de Cuiabá com 15 medalhas: superação e sonho paralímpico


Os atletas conquistaram onze medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze

Sesi Presidente Prudente/Divulgação

O parabadminton é uma prática esportiva muito forte em Presidente Prudente (SP). Quem reforçou esta potência foi a equipe de atletas do Sesi Prudente, que disputou a 2ª etapa nacional do esporte em Cuiabá (MT) e voltou para a capital do Oeste Paulista com 15 medalhas.

A competição aconteceu entre os dias 25 e 28 de agosto, no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, e reuniu atletas de todo o país, marcando a última oportunidade de classificação para o Campeonato Pan-Americano.

📺 VEJA COMO SINTONIZAR: TV TEM passa a transmitir o sinal da TV Globo na região de Presidente Prudente

Durante os quatro dias de competição, os atletas prudentinos participaram de partidas simples, duplas masculinas, femininas e mistas, em diferentes classes funcionais.

Ao todo, a equipe foi composta por nove representantes: Ana Carolina Coutinho Reis, Arthur Terêncio Dias, Brunna Batista Neves, Kaique Rocha Vilhagra, Kauyne Luz, Mikaela Almeida, Victor Rocha Amorim, Vinicius de Oliveira Costa e Yuki Roberto Rodrigues.

Destaque do campeonato

Em entrevista ao g1, um dos destaques do time e da competição, Arthur Terêncio Dias, contou que o esporte foi importante para sua autoaceitação.

"Eu tive um acidente aos 13 anos, era uma criança sem deficiência. Depois da lesão, eu sempre achava que iam me tratar como coitado, mas cheguei no CPB [Centro Paralímpico Brasileiro] e vi as pessoas praticando esporte, treinando e às vezes caindo de cara no chão, sem dó nem nada, foi o que me transformou e mudou a minha mentalidade", contou.

Em relação ao campeonato, o atleta explicou que além de treinar todos os dias em dois períodos, foi necessário treinar a mente. Essa preparação foi importante, pois a partir dela, Arthur chegou à final e desbancou o experiente atleta Marcelo Conceição, que não perdia uma partida há anos.

"No primeiro set eu estava bem tranquilo, na verdade eu fiquei estranhando porque ele [Marcelo] escolheu o lado da quadra, mas fiquei tranquilo porque sabia que a quadra tinha alguma coisa diferente. Quando chegou no 20 a 13, que era o match point para mim, pensei em todas as vezes em a mulher fala '20, ponto do jogo, 13' , e comecei a gelar, mas aí eu comecei a rir também, porque me lembrei de todas as vezes que eu tinha gelado. Então eu consegui ter calma e fazer o ponto", lembrou Arthur.

Essa conquista representa um título pessoal, profissional e regional, já que Presidente Prudente se consolida cada vez mais no cenário esportivo.

"Representa muito [representar Prudente], porque eu sempre me subestimei, subestimei o lugar de onde eu vim. Eu sou de Diadema, as pessoas costumam não ter boas referências de lá e quando eu olho pra mim, hoje, podendo representar o Brasil no mais alto nível do esporte que eu pratico, é uma honra para mim", declarou Arthur.

Bastidores

Por trás de tantas medalhas, existe um trabalho árduo e consistente. Quem o realiza é Mayara Bacarin, técnica do time desde agosto de 2013, quando iniciou o trabalho no Sesi São Paulo.

Mayara avalia essas conquistas para além das medalhas, sendo, na verdade, um avanço do esporte: "O desempenho da equipe foi maravilhoso. Acho que todo mundo na sua categoria pôde mostrar a sua evolução e mostrar o quanto que a gente trabalhou ao longo desse ano. Foi bastante significativo, cada um tinha sua meta, seu objetivo, e a gente obteve 15 medalhas com 14 finais nessa competição".

Para contextualizar, o parabadminton foi criado em meados de 2014, mas demorou para se desenvolver. Até 2020, apenas um atleta formava a equipe, e ele seguiu para outros clubes.

Em 2021, o atleta Yuki Rodrigues chegou à equipe, onde se destacou e, em 2023, pós-pandemia, o time se desenvolveu. No ano de 2024, a equipe cresceu e evoluiu para dez atletas. Atualmente, a equipe tem doze pessoas competindo nacionalmente.

O Sesi tem um histórico forte no parabadminton. Em 2023, nos Jogos Parapan-Americanos, a equipe conquistou medalha de ouro com os atletas Yuki Rodrigues e Mikaela Almeida. Já para esse novo ciclo, o sonho é mais alto.

"Temos alguns nomes que têm trabalhado e vêm fortes para os Jogos Parapan-Americanos de 2027 e para o nosso sonho, que são os Jogos Paralímpicos de 2028, em Los Angeles", finalizou.

Confira os resultados:

No total, os atletas do Sesi Prudente conquistaram onze medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze:

Simples Feminina SL3

1º Lugar: Brunna Batista Neves

Dupla Feminina SL3/SU5

1º Lugar: Brunna Batista Neves e Mikaela Almeida

Simples Masculina SU5

1º Lugar: Yuki Roberto Rodrigues

Dupla Masculina SU5

1º Lugar: Yuki Roberto Rodrigues (Sesi Prudente) e David Souza Lima

Simples Masculina SH6

1º Lugar: Vinicius de Oliveira Costa

Dupla Masculina SH6

1º Lugar: Vinicius de Oliveira Costa e Dheyvid Almeida

Dupla Mista SH6

1º Lugar: Vinicius de Oliveira Costa e Kauyne Luz

Simples WH1

1º Lugar: Artur Terêncio Dias

Dupla Feminina SH6

1º Lugar: Kauyne Luz e Renata dos Reis Henrique

Simples Feminina SL4

1º Lugar: Ana Carolina Coutinho Reis

Dupla Mista SL3/SU5

1º Lugar: Ana Carolina Coutinho Reis (Sesi Prudente) e Breno Eduardo Johann

Simples Feminina SU5

2º Lugar: Mikaela Almeida

Dupla Masculina WH1/WH2

2º Lugar: Artur Terêncio Dias e Victor Rocha Amorim

Dupla Masculina SL3/SL4

2ºLugar: Kaique Rocha Vilhagra (Sesi Prudente) e Anderson Matteos da Silva Pinheiro

Simples Masculina WH2

3º Lugar: Victor Rocha Amorim

Entre os destaques da competição está Arthur Terêncio Dias, da classe WH1

Sesi Presidente Prudente/Divulgação

Atletas do Sesi Prudente retornam de Cuiabá com 15 medalhas da II Etapa Nacional de Parabadminton

Sesi Presidente Prudente/Divulgação

Veja outros destaques do g1 abaixo:

g1 em 1 minuto: vestibular da Unesp abre inscrições para cursos no interior de SP

Vestibular da Unesp abre inscrições para 2026; saiba como participar

Cama, madeiras e outros objetos: Fusca é flagrado com carga maior que o carro no interior de SP; vídeo

* Sob supervisão de Stephanie Fonseca

Veja mais notícias da região em g1 Presidente Prudente

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.