Preta Gil já se apresentou em Rio Branco durante a Parada LGBTQIA+ em 2009
Rose Faria/Arquivo Agência de Notícias do Acre
A morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, no último domingo (20), causou comoção em fãs do Acre que acompanhavam o trabalho da artista e que, inclusive, participaram do show dela em 2009, durante a 5ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Rio Branco.
A apresentação musical de Preta, no dia 20 de setembro daquele ano, também foi marcado pelo recorde de público: mais de 50 mil pessoas compareceram ao último dia da programação da 5ª Semana da Diversidade, no estacionamento do estádio Arena da Floresta, no Segundo Distrito.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AC no WhatsApp
A Parada, organizada pela Associação de Homossexuais do Acre (Ahac), contou com concentração no Calçadão da Gameleira e a artista começou o show por volta das 20h30.
Show de Preta Gil em 2009 teve público de mais de 50 mil pessoas em Rio Branco
Arquivo/Agência de Notícias do Acre
"Preta, radiante, iluminada, gigante, Gil. Na Parada LGBTQIA+ do Acre em 2009. Um canto de amor e liberdade", relembrou o diretor acreano Sérgio de Carvalho em publicação nas redes sociais.
A fotógrafa Rose Faria, autora das fotos da Parada, também lamentou a partida da cantora. "Preta deu o recado bem dado com sua arte e como aliada no combate à Homofobia", escreveu.
LEIA MAIS:
Conheça mais sobre a trajetória de Preta Gil
Entenda o quadro que levou à morte da cantora
FOTOS: veja imagens da vida e da carreira de Preta
Artistas e políticos lamentam morte: veja repercussão
Show de Preta Gil em 2009 no Acre foi um recado contra o preconceito
Reprodução/Instagram
Preta Gil
A artista morreu em Nova York em decorrência de complicações de um câncer no intestino. A cantora estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento experimental contra a doença que ela tratava desde janeiro de 2023.
Adeus a Preta Gil
Após o tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer retornou em outras regiões do corpo, levando à retomada de intervenções médicas.
Nos EUA, a artista continuou seu tratamento contra o câncer, com foco em terapias experimentais. Ela estava hospedada em Nova York e viajava para Washington para receber o tratamento em um centro médico especializado.
Câncer de Preta Gil: veja os locais afetados
Arte g1
À noite, Gilberto Gil divulgou uma nota nas redes sociais informando que a família está organizando a repatriação do corpo da filha.
Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso, afilhada de Gal Costa, Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu pela carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. "Prêt-à Porter" traz o hit "Sinais de Fogo", uma composição de Ana Carolina feita especialmente para amiga Preta.
VÍDEOS: g1