O Parque Agroecológico do Maracanã será palco nesse sábado (09), de uma manhã repleta de atividades gratuitas voltadas à população da comunidade, localizada na zona rural de São Luís.
Divulgação/Projeto Voa Maracanã
O Parque Agroecológico do Maracanã, localizado na Zona Rural de São Luís, será palco neste sábado (9), da 6ª edição da Agenda Comunidade, evento gratuito promovido pelo projeto Voa Maracanã. A programação é voltada à população do território Alegria Maracanã e inclui atendimentos sociais, atividades culturais e esportivas, ações de saúde, feirinha da agricultura familiar, além de sorteio de botijões de gás.
Entre os destaques desta edição, está a participação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, que oferecerá atendimentos relacionados a pensão alimentícia, divórcio e reconhecimento de paternidade. O atendimento será feito por meio do ônibus da Defensoria, que estará no local durante o evento.
Na área da saúde, serão realizados testes rápidos, aferição de pressão arterial e de glicemia. Já para quem deseja cuidar do visual, haverá serviços de corte de cabelo social, revitalização facial e labial.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
As crianças também terão um espaço garantido, com uma programação especial que inclui brincadeiras e atividades esportivas, como: bicicross, futebol de travinha, oficinas de capoeira e música, vôlei de areia, karaokê e Zumba Kids.
O encerramento do evento será marcado pela apresentação cultural da Dança Portuguesa da Vila Sarney, tradicional manifestação artística da capital maranhense.
Sobre o Projeto Voa Maracanã
A Agenda Comunidade é uma iniciativa do projeto Voa Maracanã, uma articulação da Vale, com parceria do Instituto Formação, Embrapa Maranhão e apoio da Logicalis, como parceiro investidor. O projeto atua diretamente em comunidades rurais da região do Maracanã e beneficia mais de 1.800 pessoas com ações voltadas à promoção do bem-estar, geração de renda, inclusão social e sustentabilidade no campo.
Todas as atividades fazem parte da estratégia de acompanhamento familiar multidimensional do projeto. Cerca de 700 famílias da Zona Rural de São Luís foram mapeadas com o apoio das lideranças comunitárias locais. A partir desse mapeamento, o projeto vem identificando as principais demandas da população em áreas como saúde, educação, assistência social, saneamento básico, acesso à água e nutrição.