G1

Região de Piracicaba tem alerta para chuvas intensas, ventos de até 60 Km/h e chance de granizo; veja previsão


Inmet emitiu alerta de perigo potencial para tempestades na região. Veja previsão completa na região

Depois de registrar dias quentes, com máximas acima dos 35ºC, a região tem alertas amarelos de chuvas intensas emitidos pelos Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nas 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba entre este domingo (23) e segunda-feira (24). As temperaturas mínimas ficam em torno dos 20ºC e as máximas não devem ultrapassar os 30ºC na primeira semana do outono.

⚠️O aviso vale até às 10h desta segunda-feira (24) e prevê chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de até 60 quilômetros por hora.

⛈️O aviso ainda indica baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Piracicaba tem previsão de até 10 milímetros de chuvas. São Pedro deve registrar 14 milímetros de chuvas. Iracemápolis e São Pedro podem chegar a nove milímetros de precipitação neste domingo.

Céu escureceu às 15h30 deste domingo no Centro de Piracicaba

Claudia Assencio/g1

Orientações do Inmet

Em caso de rajadas de vento

não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas

não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Amplitude térmica típica de outono

Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a amplitude térmica, que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas registradas na cidade no mesmo dia, pode chegar a 10 graus de oscilação, com mínimas de 22ºC e máximas de 33ºC, como indica a previsão para esta segunda-feira (24) em Piracicaba (SP), Limeira (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP).

⚠️Defesa Civil

A Defesa Civil de SP emitiu alerta severo de chuvas para a região de Piracicaba para os celulares de moradores da metrópole às 16h06 deste domingo (23).

Defesa Civil emite alerta severo para chuva forte na região de Piracicaba

Reprodução/EPTV

🌦️Verão mais seco

Piracicaba (SP) registrou apenas três dias de chuvas entre 1º a 19 de março. A cidade somou 27,2 milímetros de precipitação até o último dia do Verão (19). O total não alcança 20% da média histórica esperada para o mês, segundo medições do Posto Meteorológico da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq-USP), na cidade, que é de 140,9 milímetros.

🌦️O total registrado na cidade, atualmente, representa 19,3% do volume esperado para o período. Os primeiros 9,7 milímetros de chuvas de março foram registrados no dia 11 de março.

No último dia 16 de março, Piracicaba teve 1,5 milímetro de precipitação. Em 17 de março, a cidade somou 15,5 milímetros de chuvas. Entre a noite do dia 18 de março e a manhã de quarta-feira (19), foi registrado mais 0,5 milímetro.

De acordo com dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), Piracicaba registrou 280 milímetros de chuvas em todos os meses do Verão, entre dezembro de 2025 a 19 de março de 2025. A marca representa 43% da média esperada para a estação.

📲 Acesse o canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp

Rios

🌦️O volume de chuvas acumulado nos 19 primeiros dias de março no leito do Rio Piracicaba era de 5,75 milímetros na região da Rua do Porto em Piracicaba. A marca representa apenas 4,6% da média esperada para março, que é de 125,5 milímetros de precipitação naquele ponto de medição, segundo dados do Consórcio das Bacias PCJ.

Nível e vazão do Rio Piracicaba ficam abaixo da média para março e manancial tem pedras aparentes no leito

Claudia Assencio/g1

🏞️O Rio Piracicaba, responsável por cerca de 20% do abastecimento, registra vazão quase 65% abaixo da média para março.

O manancial marcava 54,8 mil litros de água de água por segundo (m³/s) na estação de captação na região da Rua do Porto, em Piracicaba (SP), segundo informações mais atualizadas do Consórcio das Bacias PCJ, a partir de dados do SP Águas. A vazão esperada para data é de 156,4 m³/s.

🌅O nível do Rio Piracicaba era de 1,47 metro nesta terça. A marca é 36% menor do que a média histórica para março, de 2,31 metros de profundidade.

📉Menor vazão do ano

No último dia 5 de março, o volume do manancial era de 45,9 mil litros de água de água por segundo (m³/s) na estação de captação na região da Rua do Porto, em Piracicaba, às 7h. Mas, na mesma data às 23h30, o manancial registrou a menor vazão desde o inicio do ano, com 43,47 m³/s, que é 72% menor que a expectativa para março, segundo técnicos do PCJ.

"A título de comparação, entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 2025, o Rio Piracicaba, em Piracicaba, também registrou baixas vazões, na ordem de aproximadamente 48,77 m³/s, bem próximas das registradas agora, em março. Isso indica, que mesmo estando em período de chuvas, quando as precipitações não ocorrem de forma regular, a tendência é de queda da vazão dos mananciais", analisam os técnicos.

Rio Corumbataí

🏞️A vazão atual do Rio Corumbataí, responsável por mais de 80% do abastecimento de Piracicaba, é de 13 mil litros de água por segundo (m3/s) no dia 18 de março. A marca é 55% menor do que o volume médio esperado para o reservatório, que é de 30 m3/s.

Temperaturas acima da média 🌡️

Em meio à onda de calor, Piracicaba (SP) iniciou março de 2025 com temperaturas médias de 26,9ºC, dois graus e meio acima da média histórica para este período do ano, conforme apontam as medições do Posto Meteorológico "Jesus Marden do Santos" da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (LEB-Esalq), no campus da USP na cidade. A temperatura média prevista para o mês é de 24,3ºC. Com 33,8 ºC, Piracicaba (SP) registrou a terceira maior temperatura máxima do início de março desde 1917, quando começaram as medições no posto da Esalq.

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.