G1

Rio divulga plano operacional para eventos pré-COP30 com reunião de prefeitos e prêmio entregue pelo Príncipe William


A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou, na manhã desta terça-feira (28), o plano operacional para a cidade durante os grandes eventos no mês de novembro.

Reprodução/ Centro de Operações Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou, na manhã desta terça-feira (28), o plano operacional para a cidade durante os grandes eventos no mês de novembro. A capital fluminense vai sediar, de 3 a 5 de novembro, encontros focados na agenda climática global antes da COP30, que acontecerá em Belém.

Os eventos de maior destaque serão o Fórum de Líderes Locais da COP30, que ocorrerá no MAM, e o prêmio Earthshot Prize, criado pelo Príncipe William da Inglaterra, que será sediado no Museu do Amanhã.

“Não são eventos que causam as restrições como as do G20 e dos Brics, não está prevista a presença de nenhum chefe de governo, mas teremos atores importantes presentes nesse encontro”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça

Ainda assim, estão previstas restrições de circulação em algumas ruas e esquema especial de trânsito.

Calendário de eventos no Rio no começo de novembro

Reprodução/ Centro de Operações Rio

Fórum de Líderes Locais da COP30

Um dos poucos eventos relacionados à COP30 que são realizados fora de Belém, o Fórum de Líderes Locais da COP30 acontecerá no MAM e Vivo Rio entre os dias 3 e 5 de novembro. A prefeitura estima que de 2 mil a 2,5 mil pessoas participem por dia.

O evento contará com mais de 300 lideranças climáticas do mundo, entre prefeitos, governadores e outras autoridades locais. Os prefeitos de Londres, Sadiq Khan, e de Paris, Anne Hidalgo. Têm participação prevista.

As reuniões produzirão um documento com prioridades climáticas da cidade que serão levados à COP30.

O evento reúne várias iniciativas relacionadas à discussão da sustentabilidade nas cidades.

Prêmio Earthshot

O prêmio tem público estimado em cerca de 1,6 mil pessoas e acontece entre os dias 3 e 5 de novembro no Armazém 3, com ativações no Boulevard Olímpico.

No dia 5 acontece a entrega do prêmio em si, que acontece no Museu do Amanhã com a presença do Príncipe William, que estará no Brasil pela primeira vez.

A iniciativa é considerada o “Oscar da sustentabilidade” e seleciona 15 soluções climáticas, das quais 5 recebem £1 milhão cada. Dois projetos brasileiros concorrem este ano.

X, The Moonshot Factory

O evento acontecerá no dia 3 de novembro no Porto Maravalley e deve contar com cerca de 600 participantes. Trata-se de um seminário sobre soluções tecnológicas para desafios urbanos.

O evento conta com várias empresas de tecnologia que tentam identificar oportunidades de colaboração e desenvolvimento de projetos na cidade.

Diálogos locais Rio25

Fórum local para a articulação da sociedade civil para debater a crise climática. Serão 53 eventos que acontecerão em toda a cidade entre o dia 1º e 7 de novembro.

As ações acontecem em vários pontos como a Quinta da Boa Vista, o Planetário da Gávea e Praça Tiradentes.

Esquema de trânsito

Esquema de trânsito previsto para a região do Centro do Rio

Reprodução/ Centro de Operações Rio

A CET-Rio fará interdições momentâneas em vários pontos da cidade para a passagem de comboios dos representantes internacionais em vias próximas aos eventos, no Centro do Rio, e hotéis, na Zona Sul da cidade.

No Centro, as interdições se iniciam na quinta (30). Mesmo assim, a Feira da Rua do Lavradio vai funcionar normalmente no sábado (1º). O desvio mais indicado aos motoristas é na Avenida Gomes Freire.

Das 21h de quinta (30) até as 21h de sexta (31) – Interdições:

Av. República do Chile – uma faixa por sentido.

Das 21h de sexta (31) até 21h de sábado (1º) – Interdições:

Avenida República do Chile, toda a extensão em ambos os sentidos;

R. do Senado, trecho entre a R. da Relação e a R. do Lavradio;

R. da Relação, trecho entre a R. Gomes Freire e a R. do Lavradio;

R. do Resende, trecho entre a R. Gomes Freire e a R. do Lavradio;

R. do Lavradio, trecho entre a R. do Senado e a Av. Mem de Sá.

MAM-Rio

Esquema de trânsito previsto para a região do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Reprodução/ Centro de Operações Rio

O perímetro ao redor do MAM ficará interditado a partir das 22h do sábado (1º) até 6h da quinta (6).

A Rua Jardel Jércolis ficará interditada nos dias 3,4 e 5 de novembro.

Praça Mauá e arredores

Esquema de trânsito previsto para a região da Praça Mauá

Reprodução/ Centro de Operações Rio

Entre os dias 4 e 5, os acessos à Av. Rodrigues Alves serão limitados, tanto pela Av. Barão de Tefé quanto pelo Museu de Arte do Rio.

Na quarta (5), das 14h às 22h, os acessos serão limitados na Praça Mauá pela via de serviço ao lado da Marinha.

“Quem precisar ir trabalhar vai ter acesso e os veículos credenciados para o evento também terão acesso”, afirmou Luís Eduardo Oliveira, presidente da CET-Rio.

VLT

Na quarta, o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será normal, mas os trens não vão realizar parada para embarque e desembarque nas estações Parada dos Navios e Parada dos Museus, nos dois sentidos das 11h às 12h. As demais linhas não sofrem alterações.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.