G1

Sinal analógico da EPTV Sul de Minas será desligado em 30 de junho; veja o que muda para cidades que já recebem o digital


A partir do dia 1º de julho, as cidades da área de cobertura da EPTV Sul de Minas passam a ter acesso exclusivo ao sinal 100% digital. Desligamento do sinal analógico da EPTV Sul de Minas: o que muda onde tem sinal digital

O sinal analógico de TV será desligado no dia 30 de junho no Sul de Minas. Com isso, a partir do dia 1º de julho, as cidades da área de cobertura da EPTV Sul de Minas passam a ter acesso exclusivo ao sinal 100% digital. Em toda a região, 70 municípios serão impactados. (Veja abaixo)

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Esta será a última etapa para o encerramento das transmissões analógicas de TV aberta, conforme portaria publicada pelo Ministério das Comunicações. Ao todo, 1.265 municípios em todo o país estão incluídos nessa medida. Mais de 90 cidades da região já tiveram o sinal analógico desligado e contam exclusivamente com o sinal digital da EPTV.

Sinal analógico da EPTV Sul de Minas será desligado em 30 de junho

Divulgação/Seja Digital

Dos 70 municípios impactados pela mudança, 34 já contam com o sinal digital da EPTV e terão agora o sinal analógico desligado definitivamente. As cidades nessa situação são as seguintes:

Aguanil

Alfenas

Alpinópolis

Andradas

Campanha

Campo Belo

Carmo da Cachoeira

Carmo do Rio Claro

Cássia

Guaxupé

Itajubá

Jacutinga

Lambari

Lavras

Machado

Monte Belo

Monte Sião

Nepomuceno

Nova Resende

Ouro Fino

Paraguaçu

Paraisópolis

Passos

Piranguinho

Poços de Caldas

Pouso Alegre

Santa Rita do Sapucaí

São João Batista do Glória

São Lourenço

São Sebastião da Bela Vista

São Sebastião do Paraíso

Três Corações

Três Pontas

Varginha

A população desses municípios deverá seguir as seguintes orientações a partir de 1º de julho:

Se você já tem uma TV com conversor integrado e uma antena externa UHF, mas não estiver recebendo o sinal digital, é preciso refazer a sintonia do aparelho (veja abaixo o passo a passo)

Agora, se o seu televisor foi fabricado antes de 2010 e não tem o conversor integrado, você vai precisar comprar um aparelho conversor digital de TV e uma antena externa UHF.

Os moradores ainda têm a opção de adquirir um kit de recepção digital via satélite regional, a parabólica digital, para ter acesso ao sinal da EPTV.

Famílias que fazem parte do CadÚnico, do Governo Federal, podem solicitar o equipamento de forma gratuita, desde que possuam uma antena parabólica convencional instalada e em funcionamento pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729-2404. O prazo para solicitação é até o dia 30 de junho.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a EPTV, pelo telefone (35) 2106-6422, pelo whatsapp (35)9 9888-8888 ou procure um antenista de sua confiança.

Como sintonizar o sinal digital?

Em uma TV Analógica, o sinal chega por ondas eletromagnéticas transmitidas pelo ar da torre da emissora até a sua casa. Já na tecnologia digital, o sinal também segue pelo ar, mas sons e imagens são digitalizados. Nesse processo, há compressão de dados e mais espaço para enviar outras informações. Assim, um sinal digital suporta uma definição maior das imagens, mais canais de áudio e permite incluir outros serviços.

Para ajustar a sua TV com o novo sinal digital, você vai precisar fazer a sintonia de canais de seu aparelho novamente. Isso acontece porque alguns aparelhos precisam se reajustar aos novos equipamentos que vão melhorar a transmissão e a qualidade da cobertura do nosso sinal.

Então basta fazer o seguinte: acesse o menu configurações, encontre e selecione a opção busca de canais ou sintonia. A partir daí, é só aguardar. Assim que o processo for concluído, automaticamente a EPTV vai estar disponível pra você.

Veja como migrar o sinal da sua TV

TV DIGITAL — ARTE/G1

Encerramento do sinal analógico

Em dezembro de 2023, o Ministério das Comunicações publicou a Portaria nº 11476 que estabeleceu duas etapas para o desligamento do sinal analógico: a primeira a ser concluída até 15 de dezembro de 2023 e a segunda em junho de 2025.

A primeira etapa contemplou 3.187 municípios do país, nas quais foi identificado que todos os canais já estavam digitalizados e não possuíam pendências de consignação. Nesta fase, foram incluídos também os municípios digitalizados pelo Programa Digitaliza Brasil.

A segunda etapa, com data de desligamento em 30 de junho de 2025, contempla 721 cidades que não estão totalmente digitalizadas e outras 284 cidades, que possuem canais digitais, mas em que ainda havia pendências de consignação.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.