G1

Suspeito de invadir sistemas e emitir decisões falsas com credencial de juiz do Piauí é preso


Suspeito de invadir sistemas e emitir decisões falsas com credencial de juiz do Piauí é preso

Divulgação/Polícia Civil

Um homem suspeito de invadir sistemas públicos para realizar bloqueios bancários fraudulentos e emitir ordens judiciais falsas foi preso no município de Itumbiara, em Goiás, na terça-feira (5). Segundo a Polícia Civil, o criminoso acessou os sistemas por meio de credenciais institucionais de um juiz do Tribunal de Justiça do Piauí.

"Esse criminoso invadia, usando indevidamente as credenciais de um juiz, sistemas como o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SisbaJud). A vulnerabilidade foi identificada e imediatamente corrigida. Não existe mais possibilidade de aplicação dessa fraude", informou o Diretor de Inteligência da SSP, delegado Yan Brayner.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Durante a Operação Hard Reset, foram cumpridos um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão. O objetivo era identificar e responsabilizar os envolvidos na invasão de dispositivos institucionais.

O nome da operação faz referência ao termo da tecnologia “hard reset”, que significa restaurar um sistema ao seu estado original.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.