Tamanduá-mirim morreu atropelado em Presidente Epitácio (SP)
Genildo Roberto/Apoena
Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) morreu vítima de atropelamento neste sábado (19) na ponte sobre o Córrego do Veado, na Estrada Vicinal Prefeito Hélio Gomes, em Presidente Epitácio (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo o ambientalista Djalma Weffort, presidente da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena), a espécie desempenha um papel importante no ecossistema, ajudando a controlar populações de formigas e cupins, dos quais se alimenta.
A estrada faz a ligação entre Presidente Epitácio e o distrito de Campinal e corta um trecho de cinco quilômetros de áreas florestais restauradas no Parque Apoena.
Weffort lembrou que animais de outras espécies já foram vítimas de atropelamentos na mesma via, entre os quais, anta (Tapirus terrestris), bugio (Alouatta caraya), cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), jacaré (Caiman latirostris), jaguatirica (Leopardus pardalis), onça-parda (Puma concolor) e raposa (Lycalopex vetulus).
Os projetos de restauração florestal desenvolvidos no local pela Apoena e pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) têm contribuído para o ressurgimento de espécies da fauna nativa naquela região.
O ambientalista citou que, como forma de diminuir os números de atropelamentos de animais, já existem tratativas para a instalação lombadas emborrachadas e radares de controle de velocidade dos veículos que trafegam na via.
Segundo Weffort, o início do período de reprodução faz com que os animais intensifiquem a travessia da estrada, locomovendo-se de um lugar para outro, o que aumenta os riscos de acidentes no trecho.
Tamanduá-mirim morreu atropelado em Presidente Epitácio (SP)
Genildo Roberto/Apoena
Áreas restauradas no Parque Apoena, em Presidente Epitácio (SP)
Genildo Roberto/Apoena
Áreas restauradas no Parque Apoena, em Presidente Epitácio (SP)
Genildo Roberto/Apoena
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.