G1

Tarifaço de Trump ao Brasil: Eduardo Leite lamenta 'tentativa de interferência' no país e critica polarização política


Tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos brasileiros é a mais alta entre as novas taxas divulgadas até agora pelo presidente dos Estados Unidos. País norte-americano é o segundo principal destino das exportações do RS. Trump anuncia taxa de 50% ao Brasil

A decisão de Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos a partir de 1º de agosto gerou reações imediatas. Entidades dos setores de agronegócios e da indústria contestam a determinação do republicano.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, classificou como "tentativa de interferência" e afirmou que a polarização política gera impactos negativos para o país.

"Quem define e corrige as nossas instituições somos nós, os brasileiros, e não interferências de fora do país, isso não pode ser aceito de maneira nenhuma. E ressalto que essa polarização política radicalizada está mais uma vez demonstrando o quanto ela fere os interesses do país", disse ao g1.

Leite destacou ainda que o estado tem "negócios importantes" com os Estados Unidos. O país norte-americano é o segundo principal destino das exportações do RS, que inclui, por exemplo, tabaco, armas de fogo e madeira.

"Vamos acompanhar tudo isso para ver os efeitos, impactos e naturalmente as ações possíveis no âmbito local, de maneira a garantir competitividade e menor impacto possível", frisou o governador.

De forma geral, Trump definiu tarifas mínimas sobre produtos importados, que variam entre 20% e 50%, a depender do país, com validade a partir do próximo mês.

Entre as 22 nações já comunicadas, o Brasil ficou com a taxa mais alta. A menor tarifa foi anunciada para as Filipinas (20%). A expectativa é que novas cartas sejam divulgadas nos próximos dias.

Veja abaixo a lista de países que já receberam os documentos e as taxas anunciadas por Trump até o momento:

África do Sul: 30%

Argélia: 30%

Bangladesh: 35%

Bósnia e Herzegovina: 30%

Brasil: 50%

Brunei: 25%

Camboja: 36%

Cazaquistão: 25%

Coreia do Sul: 25%

Filipinas: 20%

Indonésia: 32%

Iraque: 30%

Japão: 25%

Laos: 40%

Líbia: 30%

Malásia: 25%

Myanmar: 40%

Moldávia: 25%

Sérvia: 35%

Sri Lanka: 30%

Tailândia: 36%

Tunísia: 25%

Carta ao Brasil teve teor político e citou Bolsonaro

Em carta enviada ao presidente Lula na qual justifica a elevação da tarifa sobre o Brasil, Trump citou Bolsonaro e disse ser "uma vergonha internacional" o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).

Após o anúncio, Lula afirmou que o Brasil "não aceitará ser tutelado por ninguém" e que o aumento unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras será respondido com base na Lei da Reciprocidade Econômica.

O petista declarou ainda que o processo judicial contra os envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 é de competência exclusiva da Justiça brasileira.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Mauricio Tonetto/Secom

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.