G1

Tecnologia na educação: entenda como ela pode virar aliada no aprendizado


O equilíbrio entre a tecnologia e a teoria pode auxiliar no aprendizado dos jovens

getty images

Com o constante avanço da tecnologia no mundo, os telefones celulares se tornam cada vez mais uma extensão da mão, principalmente entre os mais jovens. Mesmo com a nova lei nacional que restringe o uso dos dispositivos nas escolas (Lei nº 15.100/2025), o uso dessa tecnologia e outras está muito presente no dia a dia de muitos estudantes.

Muito mais que apenas um passatempo, os aparelhos eletrônicos podem ser também um apoio aos estudos. O professor de geografia e atualidades do colégio Nova Dimensão, Thiago Moraes, já nota a integração dessas tecnologias por parte de seus alunos. Contudo, ele afirma que é preciso que os professores orientem esse uso. Para ele, a melhor forma é utilizar a tecnologia junto a eles. “De maneira a monitorar as ações dos alunos, como atividades feitas, capítulos vistos, tempo de leitura”, explica.

O docente destaca ainda que o avanço da tecnologia também mudou a forma que os jovens estudam, influenciando — de forma negativa — na “emergência da síntese”. “Trata-se da geração dos resumos, dos mapas mentais que nem sempre trazem conhecimento concreto ou relevante, no máximo, sintetizam conceitos e teorias. Ou seja, não são leitores assíduos”, explica.

Aplicativos que podem turbinar seus estudos

Plataformas que disponibilizam tanto a teoria como questões e suas resoluções possibilitam aprendizado ativo, oferecendo maior chance de aprendizado. “O mercado hoje disponibiliza sites e apps de mais fácil acesso, porém, apenas com bancos de questões e simulados, como o estuda.com”, indica o professor.

O professor cita também que além de plataformas digitais de conteúdo, ferramentas de organização pessoal, como agendas digitais, planners e aplicativos de controle de tempo, podem ser grandes aliados aos estudantes. Esses aplicativos ajudam o aluno a criar uma rotina de estudo mais eficiente.

Recursos multimídia como apoio

Segundo pesquisa realizada pelo Spotify Advertising em 2023, a Culture Next, que consiste em um relatório anual de cultura e tendências globais do site, houve aumento do consumo de podcasts educativos pela Geração Z (jovens de 15 a 24 anos). As horas ouvidas deste gênero pela geração aumentaram em 80% e possui uma tendência de crescimento com o tempo.

Thiago destaca que recursos multimídia como os podcasts, vídeos e simulados online podem ser poderosos aliados aos estudos, desde que tenham qualidade e relevância. Quando bem escolhidos, eles ajudam a compreender melhor os conteúdos e a fixar informações importantes.

Thiago Moraes, professor de geografia e atualidades do colégio Nova Dimensão

arquivo pessoal

O equilíbrio é a chave

Assim como qualquer outra ferramenta, o uso exagerado de sites, aplicativos ou IA pode comprometer o aprendizado. “Um grande desafio é, por vezes, transformar a informação dada pela IA em conhecimento acadêmico que contemple as habilidades e competências cobradas nos exames nacionais e provas”, afirma.

Para Thiago, o equilíbrio de métodos tecnológicos no aprendizado pode ajudar a facilitar o dia a dia e a absorção de conteúdo dos estudantes. Aplicativos como o Kahoot, que, segundo o professor, na área dele se torna uma ferramenta mais lúdica do que uma técnica de aprendizagem, podem contribuir para tornar os estudos mais dinâmicos e engajadores.

O professor ressalta também que, para utilizar a tecnologia de forma produtiva, é necessário possuir planejamento de estudos, fugir ao máximo das distrações online e priorizar plataformas que ofereçam materiais de apoio, aulas ao vivo com interação e muitos exercícios.

Quer dar o próximo passo rumo à sua profissão?

Estude na Unifor, eleita a 6ª melhor universidade particular do Brasil segundo o Ranking Universitário Folha (RUF). Acesse www.unifor.br, conheça os cursos de graduação disponíveis e formas de ingresso para 2025.2

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.