G1

Trecho de rio bloqueado por estrada ilegal é desobstruído no interior do AC


Trecho de rio bloqueado por estrada ilegal no interior do Acre é desobstruído após pedido

O trecho do Rio Iaco que foi bloqueado por uma estrada ilegal na comunidade Santa Clara, na zona rural de Sena Madureira, no interior do Acre, foi desobstruído ainda no final da tarde desta quinta-feira (23).

O desbloqueio aconteceu após o Ministério Público Federal (MPF-AC) e o Ministério Público do Acre (MP-AC) informarem que iriam investigar o caso.

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

Nas imagens enviadas pelo MP, é possível verificar a estrada desfeita e o curso do rio seguindo da forma correta. (Veja vídeo acima)

Segundo os denunciantes que não quiseram se identificar, a passagem foi aberta por uma madeireira, que não teve o nome informado, e impedia a navegação de famílias que dependem do rio para se deslocar.

Um dos moradores do local relatou que os barcos precisavam ser arrastados por cima da estrada, feita com terra e toras de madeira, já que o fluxo da água ficou interrompido.

LEIA MAIS:

Trecho de rio é bloqueado por abertura de estrada ilegal no interior do Acre; MP e MPF apuram

De barco, estudante ribeirinha mostra trajeto que faz diariamente até escola e VÍDEO repercute no AC

Risco a geoglifos e terras indígenas: Justiça derruba flexibilização do licenciamento ambiental no AC

Comunidade Santa Clara é localizada próxima ao Rio Iaco, em Sena Madureira

Reprodução/Google Maps

O Rio Iaco é um dos principais mananciais que passam pelo Acre, seguindo da Bolívia até o Amazonas, onde deságua no Rio Purus.

Segundo o morador das proximidades, a estrada foi construída no final do primeiro semestre desse ano. Com isso, várias famílias que viviam às margens do rio foram afetadas. “Tem que esperar, não tem como passar não. Estão passando a canoa do pessoal por cima”, contou.

O Ministério Público Federal (MPF-AC) informou ainda na quinta (23), por meio de nota, que instaurou procedimento para apurar o caso e já fez contato com moradores da região para identificar o ponto exato do bloqueio.

O órgão também acionou a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que fossem feitas diligências e garantir a desobstrução do rio, além da identificação dos responsáveis.

O MPF disse ainda que entrou em contato com a Unidade do Órgão em Sena Madureira, no qual foi informado que já se tinham conhecimento da situação, assim, o órgão vinha fazendo um acompanhamento do caso, para que as medidas pudessem, ser tomadas o mais rápido possível.

Por conta do caso, o Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento de notícia de fato para apurar a denúncia. O órgão também se reuniu com o prefeito do município Gerlen Diniz (PP).

"O objetivo inicial é que a própria empresa responsável realize a retirada do material e restabeleça o fluxo normal das águas”, explicou o promotor Wendelson Mendonça.

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) disse à Rede Amazônica Acre que uma equipe técnica foi ao local nesta quinta-feira (23), acompanhada por agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), para avaliar os possíveis danos ambientais causados pela construção da passagem.

Estrada que obstruía o Rio Iaco já foi retirada

MP-AC

VÍDEOS: g1

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.