G1

Trump vai mandar 200 militares dos EUA para Israel para 'dar apoio e monitorar' cessar-fogo com Hamas, diz agência


Tanques israelenses disparam em via costeira repleta de civis na Faixa de Gaza

Uma autoridade dos EUA disse à Associated Press nesta quinta-feira (9) que os EUA estão enviando cerca de 200 soldados para "dar apoio e monitorar" o acordo de cessar-fogo.

A autoridade, não identificada, disse que as tropas seriam enviadas a Israel, onde o Comando Central dos EUA estabelecerá um "centro de coordenação civil-militar".

Segundo a Associated Press, o comando ajudará a facilitar o fluxo de ajuda humanitária, bem como assistência logística e de segurança para a Faixa de Gaza. A autoridade afirmou que os militares permanecerão em Israel e que nenhuma tropa americana seria enviada ao território palestino.

As tropas farão parte de uma equipe que inclui nações parceiras, organizações não governamentais e atores do setor privado, informaram autoridades americanas nesta quinta.

Os americanos devem se juntar a representantes das forças armadas egípcias, do Catar, da Turquia e provavelmente dos Emirados Árabes Unidos.

Os EUA já haviam enviado cerca de 100 soldados a Israel em 2024 para ajudar a operar os sistemas de defesa aérea israelense.

Um veículo blindado militar israelense passa pela fronteira entre Israel e Gaza em 9 de outubro de 2025.

Foto por AHMAD GHARABLI / AFP

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.