
MAPA: Veja quantos estão em união conjugal e quantos moram sem parceiro em sua cidade
As uniões consensuais — ou seja, sem casamento — chegaram a quase 40% no Piauí, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a primeira vez que esse tipo de união superou as que se casaram tanto no civil, quanto no religioso.
CENSO: união sem casamento ultrapassa matrimônios pela 1ª vez no Brasil; relações interraciais crescem
MAPA: veja quantos estão em união conjugal e quantos moram sem parceiro ou parceira em sua cidade
Segundo o Censo Demográfico, o percentual de uniões consensuais passou de 30,62% em 2010 para 39,45% em 2022. Para essa classificação, o IBGE considera casais que vivem em união estável com ou sem contrato registrado em cartório.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
"No ano de 2010, as uniões em que havia o casamento civil e religioso ao mesmo tempo representavam 31,11% do total de uniões conjugais, tendo passado para 25,6% das uniões em 2022, redução de 5,51 pontos percentuais", disse o IBGE.
O Censo apontou ainda que 21,39% dos piauienses casaram somente no civil, enquanto 13,56% tiveram apenas o casamento religioso — essa última proporção é a maior do país.
A cidade de Porto Alegre do Piauí foi a que apresentou o maior índice de pessoas vivendo em união consensual, com 61,95% da população. O menor foi registrado em Bela Vista do Piauí: 15,13%.
Esse tipo de união foi mais comum entre piauienses que não têm religião (61,09%). Entre os que professam alguma fé, ela foi mais frequente entre os católicos, com 41,08% nessa parcela da população.
União consensual ocorre quando não há casamento civil e/ou religioso
Prefeitura de Jundiaí
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
*

