
Moradores da Zona Oeste de Manaus registram chuva de granizo nesta quinta-feira
Uma chuva de granizo assustou moradores de Manaus e da Região Metropolitana na tarde desta quinta-feira (6). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pedras de gelo caindo sobre casas no bairro Lírio do Vale 1, na Zona Oeste da capital. Assista acima.
O fenômeno veio acompanhado de ventos fortes e provocou falta de energia e semáforos apagados em vários pontos da cidade.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O registro foi feito pela professora Cláudia Pimentel, que estava em casa quando a chuva começou.
"Meu telhado quase quebrou. Era muita pedra, muita bolinha de gelo, e eu fiquei assustada. Nunca tinha visto nada parecido. Além disso, o vento era muito forte e derrubou um vaso que, normalmente, só três ou quatro homens conseguiriam carregar", relatou.
Moradores de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, também registraram o fenômeno. Granizo também foi registrado no bairro Planalto, na Zona Centro-Oeste.
Por que ocorre granizo?
Chuva de granizo registrada em Manaus nesta quinta-feira (6)
Divulgação
Apesar de ser incomum na região amazônica, o granizo pode acontecer. Segundo especialistas, o processo começa quando a umidade do solo evapora e sobe para a atmosfera, onde se condensa e forma nuvens. Entenda abaixo:
💧 A umidade do solo evapora e sobe para a atmosfera
☁️ Forma nuvens de tempestade (cumulonimbus)
🌬️ Correntes de ar intensas e temperaturas baixas no topo da nuvem
❄️ O vapor d’água congela e cresce até ficar pesado
⬇️ As partículas caem em forma de granizo, em vez de chuva líquida

