G1

VÍDEO: geada vitrificada é registrada em cercas e vegetação durante onda de frio no interior de Soledade


Fenômeno é conhecido por meteorologistas como glaze ice. Pelo menos 10 cidades da Serra, Norte e Fronteira Oeste tiveram temperaturas negativas. Geada vitrificada é registrada durante onda de frio no interior de Soledade

A funcionária pública Jozane Lorençon levou um susto na manhã desta terça-feira (24) a caminho do trabalho em Soledade, na Região Norte do Rio Grande do Sul: viu as cercas e a vegetação de uma propriedade rural por onde passa diariamente cobertas por gelo . Veja imagens acima.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

"Saio todos os dias às 6h15 de casa para trabalhar e eu nunca tinha visto [isso] aqui. E, realmente, hoje era muito frio. Tinha um vento muito gelado", conta Jozane, que parou o carro para registrar o fenômeno.

0ºC na Serra: pista congelada causa dois acidentes em Caxias do Sul, diz polícia

Foi a geada que atingiu a região que causou o fenômeno que surpreendeu Jozane. Segundo a Climatempo Meteorologia, o fenômeno observado por Jozane é trata de glaze ice, ou geada vitrificada.

"Isso é pouco 'visto' no Brasil. Mas, de maneira geral, camadas de gelo vítreo formadas pelo congelamento de gotas líquidas super-resfriadas (neblina, orvalho ou gotículas de chuva leve)", explica o meteorologista Guilherme Borges.

Geada vitrificada é registrada em Soledade

Jozane Lorençon/Arquivo pessoal

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fez -1,8ºC em Soledade. O RS passa pela primeira onda de frio do inverno, que é quando as temperaturas devem ficar pelo menos 5°C abaixo da média pelo menos até esta sexta-feira (27).

⚠️ O que explica tamanho frio? Impulsionada por uma massa de ar polar, a frente fria que atravessa o continente nos últimos dias abriu caminho para ventos gelados trazidos por um ciclone extratropical. As temperaturas devem ficar entre 5°C ou mais abaixo da média, pelo menos, até sexta-feira (27).

Geada vitrificada é registrada em Soledade

Jozane Lorençon/Arquivo pessoal

Cidades onde fez mais frio no RS

Pelo menos 10 cidades da Serra, Norte e Fronteira Oeste tiveram mínimas negativas nesta terça-feira (24). Também houve registro de geada.

🌡️ São José dos Ausentes registrou a menor temperatura do estado neste ano: -4,9ºC, conforme a Climatempo Meteorologia. O recorde de frio fez com que um lago congelasse no município. (Veja vídeo acima)

☃️ Em Vacaria, as marcas ficaram em -3,4ºC. Cambará do Sul teve mínima de -3,2°C. Em Pinhal da Serra, os termômetros marcaram -3,1ºC.

🌥️ Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 6,1ºC. O recorde este ano foi 5,7ºC, na estação do Jardim Botânico, em 2 de junho, em meio a uma onda de frio no outono.

Municípios do RS com menores temperaturas

Veja mais imagens do frio pelo estado

Geada vitrificada foi registrada em Soledade

Jozane Lorençon/Arquivo pessoal

Lago congelado em São José dos Ausentes

Arquivo Pessoal/Milena Santos Velho do Amaral

Geada em Panambi

Anderson Oliveira/Arquivo Pessoal

Geada em Panambi

Anderson Oliveira/Arquivo Pessoal

Geada em São José dos Ausentes

Arquivo Pessoal/Anápio Pereira

Geada em Santa Rosa

Arquivo Pessoal/Clovis Pacheco

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.