G1

VÍDEO: há exatos 60 anos, neve caiu por 20 horas seguidas no RS; veja imagens impressionantes da época


Vídeo registra nevasca de 1965 em Passo Fundo

As imagens de neve no Rio Grande do Sul impressionaram o Brasil inteiro em junho e, principalmente, no início de agosto. Com temperaturas próximas a 0ºC, cidades como São José dos Ausentes e Cambará do Sul, na Serra, viram o dia amanhecer com queda intensa de flocos. Relembre abaixo.

Apesar de relativamente rara, a queda de neve no RS já aconteceu outras vezes. E sempre chama a atenção! Há exatos 60 anos, a ocorrência do fenômeno em Passo Fundo, na Região Norte do estado, entrou para a história da cidade. Veja fotos abaixo.

Entre os dias 19 e 20 de agosto de 1965, a neve caiu por 20 horas seguidas no estado. Diversas cidades ficaram cobertas pelos flocos. Caxias do Sul, na Serra, e Cruz Alta, no Noroeste, também registraram neve.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

No segundo dia de nevasca, as aulas em Passo Fundo precisaram ser canceladas, e muita gente aproveitou a folga para brincar com a neve que se formou na cidade. Um vídeo gravado por Raul Bertoldo Lângaro mostra a realidade da cidade naqueles dias. Veja acima.

O vídeo mostra o filho de Raul, Ricardo Bertoldo Lângaro, à época com seis anos, fazendo guerra de bolas de neve com a família. O registro é parte do acervo do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). Nas imagens é possível ver várias partes da cidade, em especial a Avenida Brasil, Rua Bento Gonçalves e a Praça Marechal Floriano (Praça da Cuia) cobertas de neve.

"A euforia foi tamanha que eu não senti frio nenhum", contou Ricardo a GZH Passo Fundo.

Como a neve é formada e por que é rara no Brasil, mesmo em regiões bem frias

Morador de Caxias do Sul, Sérgio da Silva presenciou queda de neve na cidade em 1965. Com 18 anos na época, Sérgio posou entre de dois bonecos apelidados de Ciccilo e Biondina, personagens da novela "O Cara Suja", produzida e exibida pela extinta TV Tupi.

"Eu brinco que foi a mãe das neves", lembrou ao g1, no ano passado, o então garçom que eternizou a nevasca em uma foto.

Garçom brinca com "garrafa de gelo" em nevasca histórica que atingiu o RS em 1965

Cedoc/RBS TV

Veja outras fotos da nevasca de 1965 no RS:

Pernambucano, Moisés Clemente da Silva foi recepcionado com neve em 1965

Arquivo Pessoal

Vânia Grazziotin, de Passo Fundo, viveu a neve de 1965 ao lado da família

Arquivo Pessoal

Neve em 2025

O mês de agosto começou com registro de neve - muita neve! - na Serra do Rio Grande do Sul. Em São José dos Ausentes, onde as temperaturas mínimas chegaram a 0,4ºC no dia 9, moradores registraram a queda intensa de flocos. Veja foto abaixo.

Por volta das 8h, o chão da cidade seguia coberto de neve, situação que não era vista na cidade com esta intensidade há pelo menos 10 anos.

Também houve registro de neve em maio e junho, mas com menos intensidade.

As temperaturas devem continuar baixas no estado até o fim do mês, mas com o fim da onda de frio não há mais previsão de neve para o RS.

Neve em São José dos Ausentes neste sábado (9)

Fernanda Farias/Arquivo pessoal

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.