G1

VÍDEO: Pescador flagra botos ‘dançando’ no rio Madeira, em Porto Velho


Pescador flagra botos ‘dançando’ no rio Madeira, em Porto Velho

O pescador Lucas Santos viveu uma cena rara no rio Madeira, em Porto Velho. Enquanto pescava, ele registrou vários botos que pareciam estar “dançando” sobre a água. No vídeo, os animais saltam em movimentos sincronizados, arrancando surpresa de quem assistiu.

Ao g1, Lucas contou que o momento durou cerca de cinco minutos. Ele e um amigo estavam pescando quando perceberam a movimentação dos botos e decidiram parar para observar e gravar.

"Foi uma cena assim, foi uma experiência que não tem como descrever. Os botos pulavam de um lado, pulavam do outro e a gente percebeu que eles estavam mesmo brincando", disse.

Ver botos no Madeira faz parte da rotina de quem vive às margens do rio. Mas, segundo Lucas, testemunhar tantos saltos assim, tão de perto, foi algo raro.

"Foi uma experiência sensacional, não tem nem como descrever. A gente que mora nas margens de Rio Madeira está acostumado a ver botos, mas não nessa quantidade. Saltando para fora e na quantidade que foi, foi uma cena mesmo inusitada", disse.

Dança, brincadeira ou acasalamento?

De acordo com o biólogo Flávio Terassini, o comportamento registrado pode ter duas explicações: brincadeira ou acasalamento, dependendo da idade dos animais.

Segundo ele, caso sejam jovens, é possível que os botos estejam apenas brincando, algo comum entre mamíferos.

"É muito comum a gente ver no continente africano filhotes de gazela, de elefantes brincando entre si e claro nos rios tanto o boto e nos oceanos o golfinho também podem brincar. Então eles são mamíferos sociais, eles são extremamente inteligentes e ali eles podem estar no ritual de brincar", explicou.

A outra hipótese é que o comportamento faça parte do período reprodutivo. Para o biólogo, pode se tratar de dois machos tentando conquistar uma fêmea, utilizando movimentos que funcionam como uma dança de acasalamento.

"Pode ser também rituais de acasalamento. Então isso são estratégias que esses mamíferos utilizam para poder conquistar a fêmea", disse.

Terassini destaca ainda que, durante a conquista, alguns botos chegam a oferecer “presentes” às fêmeas.

“Esses mamíferos utilizam para poder conquistar a fêmea, alguns botos eles oferecem presentes para as fêmeas. Eles podem entregar para elas uma pedra grande, podem entregar um peixe. Eles podem entregar um peixe pequeno para ela e a fêmea vai falar: 'Nossa, que presente lindo que você me deu! Eu quero que meus filhos tenham os seus genes'", brincou.

Pescador flagra botos ‘dançando’ no rio Madeira, em Porto Velho

Reprodução/redes sociais

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.