G1

VÍDEO: Polícia Civil investiga abordagem da GCM a adolescente em frente a escola no interior de SP


Jovem foi detido na tarde desta terça-feira (19) em São Manuel (SP) por desacato. Vídeo da abordagem circula nas redes sociais. Polícia Civil investiga abordagem da GCM a adolescente em frente a escola em São Manuel

A Polícia Civil de São Manuel (SP) instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da abordagem de um adolescente de 16 anos, detido por agentes da Guarda Municipal (GCM) em frente a uma escola, na tarde desta terça-feira (19).

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

De acordo com o depoimento dos agentes à Polícia Civil, confirmado ao g1 por telefone, eles realizavam patrulhamento escolar quando flagraram o jovem fumando um cigarro que aparentava ser de maconha.

Ao ser abordado, ele teria desacatado os guardas, que lhe deram voz de prisão. Ainda segundo os agentes, o adolescente, ao receber a ordem, tentou fugir. O diretor da escola teria sido acionado e acompanhou a abordagem.

Polícia Civil investiga abordagem de agentes da GCM a adolescente em frente a escola

Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da abordagem. Nas imagens, é possível ver dois agentes segurando o adolescente contra o muro da escola, quando um deles passa a imobilizá-lo. (Assista acima). Segundo a Guarda Civil, foi utilizada força moderada para conter o suspeito.

Em nota ao g1, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que um segundo indivíduo, que também aparece nas imagens, teria proferido ameaças aos guardas e arremessado pedras contra a viatura enquanto o adolescente era conduzido, porém ele não foi localizado.

Polícia Civil investiga abordagem de agentes da GCM a adolescente em frente a escola

Reprodução

Ainda de acordo com a SSP, o jovem foi encaminhado ao pronto-socorro para atendimento médico e, posteriormente, à Delegacia de São Manuel, onde o caso foi registrado como atos infracionais análogos aos crimes de desacato, resistência, lesão corporal, ameaça e dano ao patrimônio público.

A Secretaria de Educação do Estado de SP preferiu não comentar o caso, já que a abordagem ocorreu do lado de fora da escola.

Após os procedimentos legais, o adolescente foi liberado e entregue ao responsável, mediante a assinatura de um termo de comparecimento à Vara da Infância e Juventude.

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.