Em Campinas, Defesa Civil registrou onze ocorrências de alagamentos e quedas de árvores. Ventos chegaram a 39,3 km/h em Barão Geraldo, segundo Cepagri. VÍDEO: rua de Mogi Guaçu é tomada por água em 15 minutos de chuva, neste domingo
A chuva causou alagamento e quedas de galhos e árvores na região de Campinas (SP), na tarde deste domingo (23). Em Mogi Guaçu (SP), registros feitos por moradores mostram que a Rua Antônio de Oliveira, no Jardim Santa Cândida, foi tomada pela água. Confira no vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo Debora Alves, que mora no local, a rua ficou alagada com quinze minutos de chuva e a água chegou a invadir algumas residências.
Já em Campinas, a prefeitura informou que a Defesa Civil foi acionada para onze ocorrências envolvendo alagamentos e quedas de árvores e galhos:
Ponto de alagamento no cruzamento entre as vias Brunoro de Gasperi e Maria Emília Alves dos Santos de Angelis, no Parque Prado. O trânsito precisou ser desviado para Rua Maria Emília Alves dos Santos de Angelis;
Alagamento de imóvel na Rua Alvimar Schneider, no Jardim Novo Maracanã;
Queda de uma árvore na Rua Evandro Batista Vieira, Alphaville. Nesta ocorrência houve desvio de trânsito por trechos das ruas Evandro Batista Vieira, Sabiu, Augusta Bernardes Moreira e Angelo Sellin;
Queda de árvore na Rua Maria Aparecida dos Reis Neves, Conjunto Edivaldo Orsi - Nova Aparecida;
Queda de árvore na Rua Luís Mariano Bueno, no Jardim das Oliveiras, onde há cavaletes da Emdec sinalizando bloqueio na via;
Queda de árvore na Rua do Professor, no Jardim Proença;
Queda de árvore na Rua Miguel Veneroso, no Jardim Maísa;
Queda de árvore na Avenida Dr. Ângelo Simões, no Jardim Leonor;
Queda de galho/árvore na Rua Bastos, Ponte Preta;
Queda de galho/árvore na Rua Conselheiro Antônio Carlos, Jardim Campos Elíseos;
Queda de telha de zinco de uma casa na Avenida Carlos Stella Neto, no Jardim do Lago, com danos em uma fiação. A concessionária CPFL já foi acionada;
Chuva atingiu terminais de ônibus
Com as rajadas de vento, um portão de acesso para veículos ao Terminal Campo Grande atingiu um ônibus da linha 203, no momento em que ele chegava ao local. O parabrisa dianteiro foi quebrado e o veículo foi recolhido para a garagem da empresa Itajaí.
Segundo a prefeitura, o ônibus foi substituído imediatamente para atendimento aos passageiros. Ninguém ficou ferido e não teve reflexos no fluxo de veículos.
Além disso, placas de forro dos terminais Santa Lúcia e Satélite Íris, além de parte do acabamento de teto da estação Vista Alegre se soltaram por conta do vento. Ninguém foi atingido. Equipes de manutenção da Emdec já foram acionadas para os reparos emergenciais das estruturas.
Volume de chuva e vento
O maior volume de chuva registrado pela Defesa Civil de Campinas foi de 22,8 mm, na região do Centro. Na sequência estão Jardim das Bandeiras, com 18,8 mm, Barão Geraldo, com 17,9 mm, e Satélite Íris 1 com 17,4 mm.
Em Barão Geraldo, as rajadas de vento chegaram a 39,3 km/h, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
Em quinze minutos de chuva, rua em Mogi Guaçu (SP) ficou tomada pela água.
Debora Alves
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas