G1

Vizinho de delegacia, dentista é preso dentro da própria casa por reclamar de viatura obstruindo sua garagem


Homem acumula 11 multas e duas detenções por tentar impedir que polícia bloqueie portão de sua casa

O casal de dentistas Gustavo Rodrigues e Telma Rodrigues vive há seis anos em conflito com uma delegacia da Polícia Civil instalada em frente à sua residência na Mooca, zona leste de São Paulo. Desde a reforma do prédio, as viaturas que chegam com presos em flagrante ocupam a rua diariamente, causando transtornos para a família.

Com vagas insuficientes para o número de viaturas, os policiais costumam estacionar sobre a calçada, bloqueando a passagem, o acesso às garagens e comprometendo a rotina dos moradores do bairro.

A edição do Profissão Repórter desta terça-feira (12) bateu à porta de casas e apartamentos de São Paulo para entender as principais causas das desavenças entre vizinhos. Um dos casos relatados neste programa foi o conflito da família Rodrigues e os oficiais.

Os dentistas registraram em vídeos os momentos que a polícia estacionou em frente à casa deles e quantos pedidos foram feitos para os oficiais liberarem o local. O casal então passou a estacionar seu próprio carro em frente à casa — atitude que lhes rendeu 11 multas por parar em guia rebaixada, mesmo sendo da própria casa.

Em uma das gravações - feita por câmeras de segurança instaladas pelos próprios dentistas -, um policial chegou a sacar a arma e apontar para a família depois de ouvirem um pedido de Gustavo para liberarem o local.

Homem é preso e soma 11 multas por tentar proibir que polícia estacione em frente à sua casa

Profissão Repórter

O excesso de pedidos fez com que Gustavo fosse detido duas vezes por desacato à autoridade. O caso mais recente ocorreu há duas semanas, quando ele foi retirado de casa à força, algemado e detido.

No mesmo dia, o padre Júlio Lancellotti, da paróquia próxima à delegacia, tentou intermediar uma conciliação entre Gustavo e a Polícia Civil.

Segundo o padre, antigamente os presos entravam por uma porta lateral, o que ajudava a evitar o bloqueio da rua. Ele ressalta que a permanência dos veículos na calçada afeta a liberdade de circulação dos moradores da região.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo afirmou que "acompanha com atenção os relatos recebidos [...] e que a Polícia Militar reforça com seus efetivos a orientação para que utilizem exclusivamente as vagas em frente ao distrito e respeitem as áreas residenciais". Veja a nota completa na imagem abaixo.

Posicionamento da Secretaria de Segurança Pública

Profissão Repórter

Apesar da tensão, outros vizinhos evitam se manifestar por medo de retaliação, mas Gustavo reafirma que não pretende deixar o bairro onde nasceu e vive há décadas.

Veja abaixo o programa completo do Profissão Repórter

Edição de 12/08/2025

Confira as últimas reportagens do Profissão Repórter:

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.