G1

Ataque hacker ao sistema financeiro: BMP perdeu, sozinha, R$ 541 milhões; outras instituições também foram afetadas

Ataque hacker à C&M Software envolveu o uso indevido de senhas e credenciais de clientes. Criminosos acessaram contas reservas das instituições financeiras e desviaram recursos. Polícia Civil prende em SP suspeito envolvido em ataque hacker contra o Banco Central

A Polícia Civil de São Paulo informou nesta sexta-feira (4) que a BMP, uma das instituições afetadas pelo ataque hacker ao sistema financeiro, perdeu, sozinha, R$ 541 milhões. A estimativa é que pelo menos outras cinco instituições também tenham registrado um acesso indevido em suas contas de reserva.

🔎 As contas de reservas são contas que os bancos e instituições financeiras mantêm no Banco Central do Brasil (BC).

Essas contas funcionam como uma conta corrente de pessoas físicas, e são utilizadas para processar as movimentações financeiras das instituições e garantir liquidez — ou seja, serve como uma reserva de recursos que os bancos são obrigados a manter para garantir que cumpram com suas obrigações.

Além disso, as contas também servem para que as instituições possam participar de operações com o próprio BC — como empréstimos de liquidez, aplicações em títulos públicos e depósitos compulsórios (valores obrigatórios mantidos pelos bancos no BC). O BC não divulga oficialmente o valor total movimentado diariamente nas contas de reserva.

Segundo o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da 2ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo, um homem suspeito de facilitar o ataque foi preso nesta sexta-feira (4).

De acordo com o órgão, a BMP registrou um boletim de ocorrência na última segunda-feira (30), indicando um esquema de furto por meio de operações fraudulentas via PIX.

A investigação mostrou, então que um funcionário da C&M Software — empresa que teria sofrido o ataque hacker que permitiu o acesso às contas reservas das instituições financeiras — teria dado acesso à sua máquina para que os hackers atacassem os sistemas sigilosos da companhia.

A Polícia ainda informou, por meio de nota, que a investigação continua para identificar e prender os demais criminosos envolvidos no caso.

Em nota, a BMP informou apenas que foi informada da prisão preventiva do suspeito e que "acompanha de perto" os avanços das investigações.

*Esta reportagem está em atualização

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.