G1

Caminho vitorioso de ‘O Agente Secreto’ pode começar neste sábado com premiação em Cannes


Filme concorre à Palma de Ouro, principal prêmio do festival francês, e ganhou aclamação crítica desde sua estreia em Cannes no domingo. 'O Agente Secreto', filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura

Divulgação

O filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, pode inaugurar um caminho vitorioso neste sábado (24). O longa concorre à Palma de Ouro, maior prêmio do Festival de Cannes, e chega com chances de vencer. A premiação será a partir das 13h40.

🏆 É possível assistir à cerimônia no YouTube ou no Facebook.

"O Agente Secreto" estreou no festival neste domingo com cerca de quinze minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post. Desde então, o longa ganhou muitos elogios da crítica internacional, e foi destacado como o provável vencedor da Palma de Ouro pelo jornal inglês "The Guardian".

"Um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura, mas também a plataforma para uma produção cinematográfica emocionante e ousada", escreveu o jornal sobre o filme.

Essa é a terceira vez que Kleber Mendonça Filho concorre ao prêmio. Ele já disputou a Palma de Ouro de Cannes com “Bacurau” e “Aquarius”.

Forte concorrência

"O Agente Secreto" está entre os cinco favoritos à Palma de Ouro, mas tem forte concorrência. Filmes como “It Was Just an Accident”, do iraniano Jafar Panahi, o alemão "Sound of Falling", “Nouvelle Vague” de Richard Linklater e "Sentimental Value", do norueguês Joachim Trier, também têm chances de levar a honraria.

De toda forma, o prêmio de Cannes pode ser um bom indicativo da futura corrida ao Oscar. Nos últimos três anos, concorrentes ao Oscar de melhor filme como "Triângulo da Tristeza" (2022) e "Anatomia de uma Queda" (2023) venceram a Palma de Ouro. Já "Anora", que levou o Oscar de melhor filme, também levou a honraria em Cannes.

Vale mencionar que "O Agente Secreto" vai ser lançado nos Estados Unidos pela Neon, distribuidora que ganhou o último Oscar de melhor filme com "Anora" e as últimas cinco Palmas de Ouro do Festival de Cannes. No entanto, a Neon também adquiriu outros filmes internacionais, como "Sentimental Value" e “It Was Just an Accident”, e pode privilegiar somente um em uma possível corrida por prêmios.

Aclamação internacional

A maior parte dos veículos internacionais enalteceu "O Agente Secreto" até aqui. O "The Guardian" deu cotação máxima ao filme brasileiro, definindo-o como "visual e dramaticamente soberbo", além de "ambicioso, complexo e elusivo".

Já o Hollywood Reporter chamou o filme de "magistral", com um "retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro". "Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema".

O site The Playlist escreveu que Wagner Moura "comanda" o "belíssimo drama criminal", avaliando o filme como A+ (5 estrelas). Para o site, o filme é uma "obra-prima" de Mendonça Filho, "o esforço mais ambicioso e monumental de uma carreira sem tropeços até agora".

Com passistas de frevo, 'O Agente Secreto' é apresentado no Festival de Cannes

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.