G1

Com 281 mortes, agosto foi o mês mais violento de 2025 no Ceará, mostram dados


Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso?

Com 281 mortes violentas, o mês de agosto foi o mais violento de 2025, conforme dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS).

O resultado também fez com que este fosse o agosto mais violento desde 2021, quando o mesmo mês também terminou com 281 mortes. Em comparação, agosto de 2024 teve 254 mortes; em 2023, foram 255; em 2022, 250.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp

No acumulado do ano, isto é, de janeiro a agosto de 2025, o Ceará acumulou 1.970 mortes, um número menor que no mesmo período de 2024, quando houve 2.214 homicídios. Isto é, foram 244 mortes a menos em 2025.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) destacou que, no acumulado de 2025, houve uma redução no número de homicídios em todas as regiões do estado, incluindo Fortaleza. No entanto, a pasta não comentou sobre o aumento de mortes ocorrido em agosto. (Veja a nota completa abaixo)

Conforme dados da Supesp, os homens foram a maioria das vítimas em agosto, representando 89,32% dos mortos, enquanto 10,68% foram de mulheres. Em relação à natureza dos assassinatos, 95% foram de homicídios dolosos, quando há intenção de matar. Dos mortos, 71% tinham idades entre 18 e 41 anos.

Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) concentraram a maior parte das mortes no mês, com 158 homicídios. Na sequência, vem a região chamada Interior Norte, com 89 homicídios. Esta área reúne municípios como Sobral, Itapipoca, Crateús, as cidades da Serra da Ibiapaba e as áreas do litoral norte.

Veja as cidades com o maior número de mortes em agosto no Ceará:

Fortaleza : 80

Caucaia (RMF): 23

Maracanaú (RMF): 18

Sobral (Interior Norte): 13

Amontada (Interior Norte): 11

Maranguape (RMF): 10

Itapajé (Interior Norte): 6

Pacatuba (RMF): 6

A cidade de Itapajé, que tem pouco mais de 49 mil habitantes, apareceu no ranking das cidades com mais mortes em agosto de 2025 após uma série de homicídios concentrados em duas semanas, incluindo a morte de dois empresários por ordens de uma facção criminosa. Pelo menos um deles vinha sendo extorquido pelos criminosos.

A cidade de Amontada possui a menor população entre as oito listadas - cerca de 44 mil habitantes -, no entanto, registrou 11 homicídios, um número semelhante ao de Sobral, município com mais de 200 mil moradores.

O que diz a Secretaria de Segurança

Com 281 mortes, agosto foi o mês mais violento de 2025 no Ceará

Arquivo pessoal

"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informa que, como resultado dos esforços persistentes dos agentes das Forças de Segurança, o Ceará registrou uma redução de 11% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), entre janeiro e agosto de 2025. Foram 1.970 ocorrências de mortes violentas no período, ante os 2.214 casos registrados entre janeiro e agosto de 2024. Numericamente, foram 244 ocorrências policiais a menos.

Os dados compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ainda demonstram uma redução contínua em todas as regiões do Ceará. Fortaleza registrou uma diminuição de 7,7% no número de CVLIs, com 44 ocorrências a menos. Nos primeiros oito meses deste ano, foram computados 524 casos de CVLIs na capital cearense. Já entre janeiro e agosto de 2024, Fortaleza tinha registrado 568 ocorrências deste tipo.

Houve ainda uma retração de 11,1% no número de homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios na Região Metropolitana de Fortaleza. Foram 545 ocorrências nesses últimos oito meses, ante os 613 casos dos primeiros oito meses do ano passado.

No interior do estado, a região que se destacou, percentualmente, com maior redução no número de CVLIs foi o Interior Sul, com -22,8%. Foram 346 ocorrências de CVLIs de janeiro a agosto deste ano, contra os 448 casos registrados no mesmo período do ano passado, uma variação de menos 102 ocorrências no intervalo. Já no Interior Norte, a redução no índice foi de 5,1%. Entre janeiro e agosto de 2025, foram registradas 555 ocorrências, contra os 585 casos registrados em igual período de 2024.

Investimentos e resultados

O Governo do Ceará segue realizando investimentos para dar o suporte necessário ao desenvolvimento dos trabalhos das Forças de Segurança com o intermédio dos setores de inteligência, tecnologia e inovação.

Também a partir de julho de 2024, o Governo do Ceará, por meio da SSPDS, intensificou os investimentos e estratégias para auxiliar na redução dos indicadores criminais. Em novembro de 2024, foram entregues 3.527 novos equipamentos e licenças que permitiram que o Ceará tenha a maior rede integrada de radiocomunicação nas Forças de Segurança do Brasil. De 2023 a abril de 2025, foram convocados 3.053 novos profissionais de segurança, representando o compromisso do Governo do Estado em assegurar boas condições de trabalho e estimular os profissionais da Segurança Pública, já reconhecidos pela sociedade cearense pelos serviços prestados.

A união do trabalho ostensivo, investigativo, o suporte da inteligência, aliado aos investimentos do Governo do Ceará na Segurança Pública são determinantes para o alcance dos resultados positivos. Em março deste ano, para descentralizar, otimizar e intensificar serviços, o governador Elmano de Freitas sancionou decretos para a reestruturação de todas as Forças de Segurança estaduais. No âmbito da Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Capital e a Região Metropolitana ganharam dois novos comandos operacionais, além de um novo batalhão em Caucaia (AIS 11), que já conta com um batalhão.

No âmbito da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), foi entregue, em junho deste ano, uma nova delegacia na cidade de Itaitinga, município da RMF. Além disso, para subsidiar as investigações, em todo o Ceará foram criadas 30 novas seções de inteligência (Seint-PCCE) no Estado. Cada Área Integrada de Segurança (AIS) terá uma seção de inteligência que alimentará as delegacias da área com informações. A mudança visa fortalecer o Sistema Estadual de Inteligência, reestruturado em julho de 2024 pelo Governo do Ceará, com a ampliação de vagas de 135 para 791 profissionais no setor, composto por representantes de todas as Forças de Segurança do estado."

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.