G1

Com calor de quase 35 ºC, primavera dá as caras, mas frente fria derruba temperaturas no fim da semana em Juiz de Fora e região


Sol em Juiz de Fora, foto de arquivo

TV Integração/Reprodução

🌡A primavera ainda não começou oficialmente, mas o calor característico da estação já será sentido nesta semana em Juiz de Fora e região. Os termômetros devem se aproximar dos 35 °C entre terça (9) e quinta-feira (11), com dias de sol forte e tempo seco. Entenda mais abaixo.

🌧 No entanto, uma mudança está prevista a partir de sexta-feira (12), com uma leve queda nas temperaturas, aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva em algumas cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp

⛅ A semana começa com céu nublado e temperaturas amenas em Juiz de Fora nesta segunda-feira (8), com mínima de 16 °C e máxima de 25 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

🔥 Já a partir de terça-feira, a cidade e a região devem registrar uma elevação significativa nos termômetros, com máximas que podem alcançar 35 ºC.

☀ Na quarta (10) e na quinta-feira, o calor continua, com sol na maior parte do dia e máximas de 27 °C a 34 °C.

💧 A umidade relativa do ar tende a cair, o que pode aumentar o risco de problemas respiratórios e incêndios em vegetação seca. A orientação é para a população redobrar os cuidados com hidratação e evite exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia.

🌫 A mudança no tempo começa na sexta-feira, com o avanço de uma frente fria que trará aumento da nebulosidade e queda nas temperaturas. A máxima deve recuar para cerca de 20 °C, e há possibilidade de pancadas isoladas de chuva ao longo do dia. O fim de semana deve ser instável.

Temperaturas mínimas e máximas durante a semana

Primavera meteorológica?

A primavera começa oficialmente apenas em 22 de setembro às 15h19 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro, mas a estação meteorológica de mesmo nome já teve início desde o dia 1º.

Como isso é possível? Isso acontece porque as estações meteorológicas marcam os períodos do ano em que a transição de uma estação para a outra já começa a ser sentida, mesmo sem a mudança ter acontecido de acordo com o calendário.

Para entender melhor, é preciso lembrar de dois conceitos diferentes – as estações astronômicas e meteorológicas:

As estações astronômicas são aquelas que aprendemos na escola, definidas pela posição da Terra em relação ao Sol. 🌎☀️

Já as meteorológicas ou climáticas são aquelas estações que sentimos na prática, definidas pelo ciclo anual de temperatura. 🌡️☁️

Veja na arte abaixo:

Estações meteorológicas

Arte/g1

*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.

ASSISTA TAMBÉM: Memória MGTV resgata matéria sobre o início da primavera em 1994

Memória MGTV resgata matéria sobre o início da primavera em 1994

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.