G1

Dia do Sexo: Oeste Paulista registra mais de 4 mil atendimentos relacionados a ISTs


Camisinha é o contraceptivo mais indicado para proteção contra o HIV

Mariana Raphael/Saúde-DF

No Dia do Sexo, celebrado neste sábado (6), o g1 separou um balanço dos atendimentos realizados na região do Oeste Paulista, sobre casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como forma de reforçar a prevenção.

O Mistério da Saúde reforça que algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas e se não forem diagnosticadas e tratadas podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte.

SAIBA MAIS:

SUS vai distribuir camisinhas texturizadas e finas para estimular uso de preservativos

Em Presidente Prudente (SP), por exemplo, 1.400 pacientes são atendidos no Ambulatório Médico Municipal, vindos de cidades vizinhas e até de outros estados. Na unidade, há serviços para DSTs, como hepatite B e hepatite C, e ISTs, como Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Importância do sexo seguro

Segundo Jefferson Saviolo, coordenador do Programa DST/Aids, a unidade é referência para atendimento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), sendo uma das formas de se prevenir do HIV, ao tomar comprimidos antes ou depois da relação sexual, o que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

“Caso a pessoa tenha uma relação desprotegida, sem o uso do preservativo, que ela procure uma unidade de saúde, pois em todas as nossas unidades de saúde, nós temos implantado também os quatro testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C”, afirmou Jefferson.

Além disso, o coordenador orientou que, caso apareça alguma verruga, alguma ferida nos órgãos genitais, que procure uma unidade de saúde que pode ser uma IST. “Ela (doença ou infecção) tratada no começo, tem um desfecho bem melhor”.

Além disso, o município já está distribuindo as novas camisinhas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo elas texturizadas e finas, como forma de engajar ainda mais para que o público, principalmente jovens de 18 anos ou mais, passem a utilizar com mais adesão.

4 mil atendimentos para DSTs e ISTs na região

Em Dracena (SP), de janeiro até o momento, já foram realizados 4 mil atendimentos, entre atendimento médico, farmácia e de enfermagem, apenas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para DSTs e ISTs, sendo maioria dos pacientes homens, entre 30 e 60 anos, conforme a prefeitura.

Enquanto em 2024, foram realizados aproximadamente 7 mil atendimentos em que a Sífilis seria a IST mais registrada. No CTA passam os pacientes que fazem acompanhamento com a médica infectologista para tratamentos de tuberculose, HIV, hanseníase e ISTs.

Conforme a Secretaria de Saúde, atualmente, o município também conta como a distribuição das novas camisinhas desde agosto e os novos modelos tiveram uma saída rápida.

Além disso, o CTA de Dracena atende toda a região da Alta Paulista com distribuição de medicamentos antirretrovirais para HIV, além das pessoas, terem acesso a testagem e aconselhamento na unidade.

Pacientes heterossexuais são os mais diagnosticados

Já em Presidente Epitácio (SP), cidade com população estimada para 40.322 habitantes, conforme estimativa do IBGE em 2025, apenas um caso foi registrado neste ano para HIV, do paciente entre 30 e 39 anos e heterossexuais.

Em 2024, o município registrou sete notificações para HIV, sendo quatro de sexo masculino e três do sexo feminino, entre 30 e 59 anos. Os pacientes atendidos eram maioria hétero, sendo cinco pessoas, além de um homossexual e um bissexual.

A prefeitura reforçou que o município atende atualmente as principais ISTs (HIV, Hepatite C, Hepatite B e Sífilis) e também casos de clamídia e gonorreia, que não possuem testes ou notificação, mas o tratamento é ofertado pelo SUS. Além de Trichomonas vaginal, corrimento vaginal, entre outras infecções consideradas sexualmente transmissíveis.

Os atendimentos na cidade são desde triagem, matriciamento (trabalho em equipe), diagnóstico e tratamento de praticamente todas as DSTs ou ISTs, exceto Hepatite B e Hepatite C, que são encaminhados ao infectologista para tratamento e acompanhamento.

Atualmente, Presidente Epitácio também faz distribuição das novas camisinhas em todas as unidades municipais de saúde e a Santa Casa, enviados pelo Governo Federal e ainda há sobras de preservativos.

Camisinha texturizada é lançada para o SUS

Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.