G1

Em clima de festa, exposição fotográfica revela a história de 108 anos de Presidente Prudente


Marcos Sanches, fotógrafo há mais de 30 anos, realiza sua quarta exposição em homenagem à Prudente

Divulgação

Em setembro, Presidente Prudente (SP) celebra seus 108 anos de história. Para comemorar a data, a exposição "Dos Trilhos ao Centenário" traz uma reflexão visual sobre o crescimento e a transformação da cidade ao longo do tempo, reunindo fotos antigas e atuais de pontos icônicos do município. As imagens serão expostas no Centro Cultural Matarazzo e no Atende Prudente, de 5 a 30 de setembro.

📺 VEJA COMO SINTONIZAR: TV TEM passa a transmitir o sinal da TV Globo na região de Presidente Prudente

A nova edição da exposição é uma continuidade das três edições anteriores e apresenta um olhar detalhado sobre a evolução de Prudente, desde os primeiros registros da década de 1920 até os dias atuais. Marcos Sanches, fotógrafo de 59 anos, nascido em Cândido Mota (SP) e residente em Prudente desde sua infância, tem acompanhado e documentado a cidade por mais de 50 anos. Para ele, a fotografia é uma forma de "congelar o tempo" e registrar a história para as futuras gerações.

"Eu sempre busco mostrar o contraste entre o 'antes e depois' dos pontos mais significativos de Prudente, como a Avenida Brasil e a Catedral São Sebastião. Cada foto conta a história da cidade e o quanto ela cresceu ao longo dos anos", afirmou o fotógrafo.

Exposição reúne fotos inéditas e históricas para celebrar os 108 anos de Presidente Prudente

Divulgação

Em 2024, Sanches já havia realizado uma exposição para comemorar o aniversário de 107 anos de Prudente, com a mesma proposta. A mostra trouxe um painel com 30 imagens que retratavam a cidade nos seus primórdios, utilizando registros antigos cedidos pelo Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto.

Agora, com esta nova edição, o fotógrafo busca dar continuidade à sua pesquisa visual, destacando momentos marcantes e lugares que fizeram parte da trajetória da cidade. Um exemplo é a Catedral São Sebastião, cuja construção foi liderada pelo padre Monsenhor Sarrion e que, com o tempo, se transformou em um símbolo de arte e fé para a comunidade local.

Serão 17 molduras, com 34 fotos, apresentadas no saguão do Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, enquanto 18 molduras, com 36 fotos, será exibida no Atende Prudente, buscando alcançar públicos diferentes e levar o conhecimento sobre o progresso da cidade a todos os cantos de Prudente.

A mostra, com registros do passado e do presente, revela a evolução da cidade e seus principais marcos ao longo do tempo

Divulgação

"É uma maneira de chegar até as pessoas que não conhecem a história do município. Cada foto tem um valor imenso, porque ajuda a preservar a memória de uma cidade que, como muitas outras, nasceu da luta e da coragem de pessoas que acreditaram no seu potencial", explicou Sanches.

A exposição "Dos Trilhos ao Centenário" poderá ser visitada das 8h30 às 22h.

O Centro Cultural Matarazzo está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes. Já o Atende Prudente fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 342, Vila Marcondes.

* Colaborou sob supervisão de Stephanie Fonseca

TV TEM passa a transmitir o sinal da TV Globo na região de Presidente Prudente

Veja mais notícias da região em g1 Presidente Prudente

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.