G1

Em NY, Lula questiona crescimento da extrema direita: 'É virtude deles ou incompetência nossa?'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira (24), em Nova York, de uma reunião com líderes de outros países para discutir a defesa da democracia e o combate ao extremismo.

"O que me inquieta hoje é saber o seguinte: o que me importa hoje é a gente responder para nós mesmos aonde é que os democratas erraram, aonde é o momento em que a esquerda errou? Por que permitimos que a extrema direita crescesse? É virtude deles ou incompetência nossa?", discursou.

Esta é a segunda edição do encontro, realizado pela primeira vez em 2024, ambos em paralelo à Assembleia Geral da ONU. A reunião foi liderada por governos de esquerda, a exemplo do Brasil, mas a expectativa é reunir representantes de cerca de 30 países.

Gabriel Boric, presidente do Chile

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha

Yamandú Orsi, presidente do Uruguai.

Brasil e os demais organizadores do evento decidiram não convidar os Estados Unidos. No ano passado, ainda sob a gestão de Joe Biden, os país foi convidado, apesar de não ter sido representado pelo então presidente.

Neste ano, no entanto, segundo auxiliares do governo, nenhum dos organizadores da reunião nem sequer cogitou convidar os EUA para participar — tampouco a administração do presidente Donald Trump demonstrou interesse.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.