Enel retira 800 kg de cabos irregulares de postes nos Jardins, em SP
A Enel iniciou nesta semana uma operação de retirada de cabos e fios soltos irregulares de postes nos Jardins, área nobre de São Paulo. Até a noite desta quinta-feira (4), foram removidos mais de 800 kg de fios só na Alameda Santos.
A previsão é que os trabalhos se estendam até o fim do mês na via. As equipes atuam sempre à noite, quando há menos movimento de carros e pedestres.
Desde o início do semestre, a operação já retirou 5 toneladas de cabos irregulares em diferentes regiões da capital.
Por que é importante e ao mesmo tempo tão difícil enterrar os cabos elétricos de São Paulo; são só 0,3% em uma rede de 20 mil km
Na sequência, a operação vai avançar para a Rua Pamplona. Segundo a concessionária, a rede elétrica da região já é subterrânea, e as empresas de telefonia e TV a cabo foram notificadas para também enterrar seus fios.
A Enel afirma que o objetivo é combater instalações clandestinas e sem contrato que, além de poluir visualmente a cidade, representam risco de acidentes. Em pontos como o entorno do Parque Trianon, havia fios tão baixos que quase encostavam na cabeça dos pedestres e se apoiavam em árvores.
No fim de agosto, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que prevê multa de R$ 50 mil por dia para empresas que deixarem fios pendurados nos postes. O texto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Fios nos postes da cidade de São Paulo.
Creative Commons/Flickr