G1

Feiras livres de Presidente Prudente completam 60 anos e reúnem histórias de gerações de feirantes


As 19 principais feiras de Prudente estão divididas em diferentes dias, horários e bairros da cidade

Ananias Pinheiro/Reprodução

As feiras livres de Presidente Prudente, conhecidas pelo colorido das barracas e pelo movimento nas ruas, completam 60 anos em 2025. Atualmente, a cidade conta com 28 feiras ativas e 240 feirantes cadastrados.

Gerenciadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri), 19 dessas feiras estão entre as mais movimentadas, com mais de 15 barracas cada. A mais antiga, realizada na Avenida Manoel Goulart, é considerada patrimônio histórico, cultural e imaterial do município desde 2018.

LEIA TAMBÉM:

INTERNACIONAL: De Quito a Presidente Prudente: conheça o médico equatoriano que escolheu o interior de SP para construir carreira e família

PROGRAMAÇÃO: Bolo de 108 kg, desfile, corrida no Parque do Povo e shows musicais: confira as atrações do aniversário de Presidente Prudente

Entre os feirantes, alguns nomes se confundem com a própria história das feiras de Presidente Prudente. Um deles é Miguel Sotero Nozabieli, que atua no setor há quase 50 anos e possui alvará desde 1976. Quando foi presidente da Associação dos Feirantes, ele liderou a resistência contra a tentativa de transferência da feira da Avenida Manoel Goulart para outro espaço.

"As feiras foram os primeiros comércios do mundo. São tradição e nunca vão acabar. Sobre a feira da Manoel Goulart, a gente fez reuniões muito grandes com os feirantes para resolver esse problema. Naquela época, tinha repórter na minha banca todo dia para pegar entrevista. Graças a Deus, a gente resistiu e a feira está lá e hoje não só resiste, como é patrimônio tombado, ninguém tira", relatou Miguel a Prefeitura de Prudente.

José Aparecido é feirante de legumes e verduras em Presidente Prudente

Arquivo Pessoal/Reprodução

Tradição

As feiras prudentinas também se tornaram espaço de encontro entre gerações. Seja para familiares que trabalham juntos ou que apenas vão para curtir o ambiente, cada momento dentro da feira se torna especial.

Muitos filhos e netos seguiram os passos dos pais no comércio de rua, como José Aparecido Sanches Junior, de 35 anos, que escolheu começar na Feira da Lua e atualmente mantém sua barraca de frutas e legumes. Em entrevista ao g1, o feirante destacou as mudanças no público ao longo dos anos.

"As feiras centrais concentram mais os públicos, já as de bairros tem só clientes locais ou alguém que está passando de fora. Ao longo dos anos mudou bastante o público da feira, com clientes de todas as idades frequentando", explicou José.

As feiras também abriram espaço para novidades que vão além das frutas e verduras. Leandro Eiji Sato, de 41 anos, atua no ramo desde 2015 e apostou em espetinhos e bebidas, principalmente o chope como diferencial.

Leandro, que participa das feiras do Parque Servantes, Panorâmico, Ana Jacinta, Vale do Sol, Pacaembu e Manoel Goulart, também tem junto a sua esposa, uma empresa de delivery de sushi e uma loja de roupa. Mas ele afirma: as lojas físicas são diferentes do que a feira oferece.

"A diferença das feiras é que vamos até onde os clientes estão, quanto ao ponto físico, a loja, aguardamos os clientes virem até nós", contou Leandro.

Leandro participa das feiras desde 2015 em Presidente Prudente

Arquivo Pessoal/Reprodução

Importância para cidade

Além de movimentar a economia local, as feiras livres também fortalecem a cultura e o convívio social em Presidente Prudente. São espaços que aproximam produtores e consumidores, incentivam a compra de alimentos frescos e criam oportunidades de renda para centenas de famílias.

Segundo os feirantes, as bancas funcionam ainda como ponto de encontro entre amigos, vizinhos e gerações, ajudando a manter viva uma tradição que ultrapassa o simples ato de vender e comprar.

Para o Leandro, por exemplo, a feira representa muito para o comércio da cidade, uma vez que várias famílias dependem deste empreendimento para sobreviver.

"A feira representa muito em nossa cidade, onde se tem um número grande de famílias que se sustentam através delas. Muitos empregos são por conta das atividades exercidas nas feiras. No meu caso, é minha maior fonte de renda para sustentar minha família e é o sustento de mais 5 funcionários", reforçou o feirante.

E José Aparecido complementa: as feiras livres prudentinas são diferentes de todas as outras.

"Eu acho o que diferencia a feira de Prudente de outras cidades, é justamente por ser uma das maiores cidades, e isso faz com que as feiras receba maiores números de públicos", finaliza José.

Programação semanal

As principais feiras de Prudente estão espalhadas pela cidade, de segunda a domingo, em diferentes horários. Confira algumas:

Segunda-feira: 17h às 21h: Jardim Bongiovani;

Terça-feira: 6h às 12h: Vila Industrial / 18h às 21h: Alto da Boa Vista (Damha) / 17h às 22h: Parque Residencial Servantes;

Quarta-feira: 6h às 12h: Jardim Paulista /17h às 21h: Central Park / 17h às 22h: Jardim Leonor e São Matheus;

Quinta-feira: 6h às 12h: Cohab / 17h às 21h: Praça do Bacarin /17h às 22h: Ana Jacinta e Parque dos Girassóis;

Sexta-feira: 6h às 12h: Rua General Osório / 17h às 22h: Jardim Vale do Sol, Novo Bongiovani e Vida Nova Pacaembu;

Sábado: 6h às 12h: Rua Coronel Mandu / 17h às 22h: Avenida Manoel Goulart;

Domingo: 6h às 12h: Avenida Manoel Goulart;

O município de Presidente Prudente parabeniza todos os 240 feirantes

Ananias Pinheiro/Reprodução

Prudente tem 28 feiras ativas, sendo quatro feiras da lua, com 240 feirantes cadastrados

Ananias Pinheiro/Reprodução

*Colaboraram sob supervisão de Carla Monteiro

Veja outros destaques do g1 abaixo:

g1 em 1 minuto: Defesa Civil alerta para aproximação de ciclone extratropical

Defesa Civil alerta para aproximação de ciclone extratropical no interior de SP

Presidente Prudente vira capital estadual da batata-doce e quer transformar legume em potência econômica

Veja mais notícias da região em g1 Presidente Prudente

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.