G1

Filhotes de marreca nascem em ninho de araras e saltam de árvore gigante no Pantanal; veja vídeo


As imagens mostram os animais saltando de uma árvore mais de seis metros até o solo para seguirem a ninhada. Filhotes de marreca-cabocla saltam de árvore no Pantanal

Câmeras de monitoramento do Instituto Arara Azul registraram o momento em que filhotes de marreca-cabocla (Dendrocygna autumnalis) saltam de ninho de araras logo após seu nascimento. O ninho estava em uma árvore de mais de seis metros de altura, na região do Pantanal (MS). Veja o vídeo acima.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

O comportamento, apesar de parecer inusitado, é uma estratégia evolutiva da espécie. A mãe escolhe o ninho em um local alto onde consiga colocar seus ovos e mantê-los protegidos durante os períodos de cheia.

Os filhotes nascem com ossos leves e o corpo totalmente adaptável, e logo após o nascimento já conseguem saltar para acompanhar o bando. A armadilha fotográfica foi instalada pelo Instituto Arara Azul, para monitorar e compreender o comportamento das araras azuis e de outras espécies que também se abrigam no ninho.

Segundo Maria Eduarda Monteiro, médica veterinária do instituto, é comum que outras espécies utilizem os ninhos feitos pelas araras, que transformam pequenas cavidades em grande ninhos.

"Já registramos mais de 40 espécies utilizando esses ninhos, seja para reprodução, abrigo ou alimentação", explica a veterinária, que já acompanha o monitoramento do ninho há algum tempo.

A imagem também aponta a importância da proteção e conservação dos ninhos da Arara Azul, que são verdadeiros abrigos da biodiversidade.

Filhotes de marreca nascem e pulam de árvore gigante no Pantanal.

Instituto Arara Azul/Reprodução

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.