Com a vitória, o tricolor carioca está entre os quatro melhores da competição. Fluminense bate Al-Hilal e está entre os quatro melhores da Copa do Mundo de Clubes
O Fluminense venceu o Al-Hilal, passou para a semifinal e garantiu o futebol brasileiro entre os quatro melhores da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
A festa com sabor de um título ainda é uma classificação para as semifinais. O orgulho que remete a uma conquista é porque cada jogador do Fluminense sabe que está vivendo um momento histórico.
Se um jogo decisivo já é um desafio emocional, imagine quando o luto também entra em campo. Os portugueses João Cancelo e Rúben Neves, do Al-Hilal, tiveram que lidar com a enorme perda de um amigo de seleção: Diogo Jota, morto em um acidente de carro com o irmão André - homenageados antes do jogo.
O Al-Hilal é uma coleção de jogadores internacionais. Como o goleiro Bono, da seleção marroquina, que levou um susto do Nonato. Em um jogo estudado, sem tantas chances dos dois lados.
Enquanto as unhas do tenso Marcos Leonardo sofriam a marcação dos dentes, esse nervosismo provocou erros dos dois lados. Como um cruzamento do Martinelli. O meia ouviu as cobranças do capitão Thiago Silva. Ele pediu uma boa bola para o Martinelli e repetiu: uma.
E a bola certa do Martinelli veio. Depois do cruzamento do Samuel Xavier, João Cancelo afastou errado. A bola sobrou para o colombiano Fuentes, que rolou para o Martinelli. O camisa 8 girou e fez um golaço. Bola no ângulo, indefensável até para o Bono. Repare que o Bernal ficou incomodado após não receber a bola, mas depois esqueceu a reclamação.
Fluminense vence o Al-Hilal e passa para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes da Fifa
Jornal Nacional/ Reprodução
E quem poderia reclamar de Fábio? Certamente o Koulibaly, depois que o brasileiro fez uma defesaça. Aí o árbitro marcou pênalti do Samuel Xavier no Marcos Leonardo. Thiago Silva, em inglês, protestava: “Sem falta!”. O árbitro foi revisar o lance no VAR e desmarcou o pênalti.
O Al-Hilal reagiu depois do intervalo. Em uma bobeira da defesa tricolor, a bola chegou ao Marcos Leonardo e o brasileiro empatou o jogo. Quarto gol dele na Copa.
Renato começou a mexer no time. Hércules, que entrou no lugar do Martinelli, roubou a bola do Marcos Leonardo. O chute dele desviou no Rúben Neves e quando Samuel Xavier ajeitou, Hércules apareceu para acalmar a torcida tricolor. Justo ele, que tinha feito o segundo gol do Fluminense contra a Inter de Milão.
Um jogo assim é jogado e brigado. Thiago Santos versus Koulibaly. O Al-Hilal queria pênalti do brasileiro, mas o árbitro não deu. No final, a pressão do time saudita não teve resultado. Primeiro por causa da furada do Koulibaly, e depois graças à segurança do Fábio. Fluminense 2, Al-Hilal 1.
Uma grande festa no centro do gramado no estádio de Orlando. O Al-Hilal tinha empatado com o Real Madrid, da Espanha, tinha vencido o Manchester City, da Inglaterra, mas foi derrotado pelo Fluminense. O tricolor carioca está entre os quatro melhores da Copa do Mundo de Clubes.
Em um dia 4 de novembro de 2023, o Fluminense conquistou a América. Agora, sempre vai lembrar, também, desse 4 de julho de 2025.