G1

Geleia de abacaxi com pimenta produzida por mineira é premiada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil


Produzida por Glenda Fernandes, da cidade de Formiga, a iguaria concorreu ao Prêmio Brasil Artesanal de Geleias e venceu na categoria 'geleias mista'. Glenda e o marido Rodrigo exibem a geleia premiada de abacaxi com pimenta

Sebrae-MG/Divulgação

Uma geleia que combina o cítrico do abacaxi com o sabor da pimenta 'dedo de moça' foi premiada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A iguaria é produzida por Glenda Fernandes, da cidade de Formiga.

A produtora concorreu ao Prêmio Brasil Artesanal de Geleias e venceu na categoria 'geleias mista'. A premiação aconteceu no dia 13 de maio. Glenda contou ao g1 que a ideia de criar uma geleia de abacaxi com pimenta nasceu de uma conversa entre ela e uma amiga.

"Já fazia outros sabores e uma amiga disse que uma vez tinha comido uma de abacaxi com pimenta e gostaria de encontrar dela de novo. Aí criei uma receita para ela e depois fui aperfeiçoando", relembrou Glenda.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG

Mesmo tendo elaborado a receita, Glenda conta que o processo de produção da geleia não foi fácil. Além do sabor, ela também se preocupou em fazer com que o produto tivesse uma aparência atrativa aos olhos dos consumidores.

"Os maiores desafios dessa receita foram conseguir uma cor bonita e vibrante e conseguir um ponto perfeito, já que o abacaxi tem pouca pectina (o que dá a consistência de gel nas geleias)", explica.

Geleias são produzidas artesanalmente

Glenda Frade/Redes sociais

Ainda segundo a produtora, a geleia de abacaxi com pimenta é uma das mais vendidas atualmente.

"É o sabor que mais agrada e surpreende em todas as feiras que vamos. Ela é sempre a mais vendida e causa suspiros em quem a experimenta", acrescentou.

Glenda e o marido começaram a fabricar geleias há cinco anos, e lançaram a marca Do Rancho. Atualmente, eles têm 22 tipos de produtos, entre geleias e antepastos, com uma produção anual média de 35 mil potes.

Prêmio

A produtora contou ao g1 que foi surpreendida com a premiação, e com o fato de ser a única mineira premiada em um concurso a nível nacional.

"A princípio achei muito difícil conseguir ganhar entre tantas geleias maravilhosas que existem no país. Um total de 245 inscritas nesse concurso. Mas ganhar foi um grata surpresa e um orgulho enorme por ser a única mineira a ser finalista e depois ganhar como melhor geleia do Brasil", afirma

Para Glenda, a premiação também significa o reconhecimento do trabalho dela enquanto produtora.

"Esse prêmio tem trazido um reconhecimento muito grande da nossa marca e a valorização do nosso produto", encerra.

📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.