G1

Imac investiga derramamento de óleo no Rio Juruá; imagens mostram manchas


Moradores de Cruzeiro do Sul, denunciam o aparecimento de manchas de óleo no Rio Juruá

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) está investigando as causas de um derramamento de óleo no Rio Juruá, próximo à Ponte da União, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, após imagens feitas por moradores da região mostrarem manchas na água.

Em nota, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), informou que enviou uma equipe técnica ao local, confirmou a presença do material e relatou que a possível causa seria a manutenção de uma embarcação que estava parada e sem funcionamento. (Confira nota da íntegra abaixo)

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

O órgão descartou que o vazamento tenha vindo de um pontão, embarcação que funciona como posto de combustível flutuante, localizado próximo ao local do ocorrido.

Segundo a representante do Imac no município, Lacione Maia, a denúncia chegou por meio de mensagens e imagens enviadas ao órgão.

“Nós iremos seguir com os procedimentos administrativos, que são autos de infração e multa. Esses valores [para crimes ambientais] variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões”, disse .

O proprietário da embarcação suspeita de ter causado a contaminação foi notificado a prestar esclarecimentos à representação do órgão no Juruá. Caso a responsabilidade seja confirmada, o dono ou a pessoa que fez a manutenção poderão ser responsabilizados.

Impactos ambientais

De acordo com o Imac, a presença de óleo no rio pode causar sérios danos ambientais, comprometer a qualidade da água e afetar diretamente a vida aquática.

LEIA MAIS:

'Nunca tinha visto', diz pescador ao registrar morte de peixes em rio no interior do Acre; VÍDEO

Peixes são encontrados mortos em igarapé de Rio Branco e secretaria investiga causas

MP apura denúncia de desmatamento de mais de 77 hectares em unidade de conservação no interior do AC

Ação pede suspensão de regras que flexibilizam o licenciamento ambiental em sítios arqueológicos no Acre

“O óleo contamina o lençol freático, provoca a morte de animais aquáticos, atinge os solos e impede a entrada de luz. Ele tem várias consequências, inclusive no abastecimento de água da cidade”, explicou a representante.

O órgão destacou ainda que a contaminação ameaça espécies, pode gerar desequilíbrios no ecossistema e preocupa ribeirinhos que dependem do rio para o sustento e o consumo diário.

Moradores de Cruzeiro do Sul, denunciam o aparecimento de manchas de óleo no Rio Juruá

Reprodução

Nota do IMAC

O governo do Acre, através do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), esclarece que após uma denúncia de que havia ocorrido um derramamento de óleo no Rio Juruá, em Cruzeiro do sul, enviou uma equipe técnica para analisar a situação de um possível dano ambiental. Chegando ao local, foi detectado que a causa do derramamento não era proveniente de um pontão – embarcação que serve como posto de combustível flutuante - que funciona nas proximidades do ocorrido.

Os técnicos, então, identificaram que a possível causa seria devido à uma manutenção de uma embarcação parada e sem funcionamento que estava no rio. O dono da embarcação foi notificado a comparecer à Representação do Imac no Juruá (Repju) para prestar esclarecimentos. O órgão esclarece que caso seja confirmado que o derramamento de óleo tenha sido devido à manutenção, o proprietário ou a pessoa que realizou a manutenção serão responsabilizados.

André Luiz Pereira Hasem

Presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

VÍDEOS: g1

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.