Primeira 'Cuboteca' foi entregue a escola estadual em Campinas, em 2025
Divulgação/Luciano Zanollo
O Instituto EP lançou edital para a segunda edição do projeto 'Cuboteca', criado com o objetivo de fomentar a alfabetização e o letramento na educação básica de escolas públicas localizadas na área de cobertura do Grupo EP (veja abaixo).
A iniciativa consiste na doação de um container adaptado especialmente para abrigar o acervo de revistas, jornais, jogos pedagógicos e livros da instituição vencedora.
A escola contemplada será aquela que se destaca por ações de alfabetização e que, atualmente, não dispõe da estrutura de um espaço de leitura apropriado.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
Veja abaixo informações sobre a iniciativa:
📚 Quais instituições podem se inscrever?
O projeto é destinado a instituições da educação básica que fazem parte da rede municipal, estadual ou federal nas quatro áreas de cobertura do Grupo EP: Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP) e Sul de Minas (MG).
Mais notícias da região
OPERAÇÃO: PF de Araraquara apura lavagem de R$ 74 milhões em nova operação contra crime organizado
SÃO CARLOS: Homem é preso suspeito de esfaquear ex-namorada
TRISTEZA: Homem morre atropelado por empilhadeira em acidente de trabalho no interior de SP
🤔 Quais são os documentos necessários?
As instituições devem apresentar documentos que comprovem sua estrutura e também fornecer informações sobre as ações para fomentar a leitura e a criatividade entre os estudantes. Esses projetos devem estar em vigor há mais de seis meses.
💻 Como se inscrever?
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial até 15 de outubro de 2025. Cada escola é permitida a fazer apenas uma inscrição.
❓ Como será a avaliação?
O processo de seleção prevê a análise do projeto apresentado. Na sequência, as escolas pré-selecionadas receberão uma visita técnica para comprovação das atividades.
🏆 Quando a escola vencedora será conhecida?
A divulgação acontecerá no próprio site em 25 de novembro. Já a Cuboteca será entregue no início do ano letivo de 2026, cabendo à escola oferecer energia elétrica e espaço apropriado para instalação do container, entre outros itens.
🤩 Primeira edição
A primeira Cuboteca foi entregue em fevereiro deste ano, em Campinas. A Escola Estadual PEI Sargento Joaquim Pedroso, no bairro DIC I, recebeu o container após ficar mais de três anos com os livros distribuídos por diversas salas de aula.
O “Espaço Literário Professora Luciana da Silva”, implantado na instituição, homenageia a professora falecida em 2024, e atende à demanda dos 279 alunos do 1ª ao 5º ano.
VEJA VÍDEO: Desenhistas lançam e-book gratuito sobre causos e lendas de São Carlos
Desenhistas lançam e-book gratuito sobre causos e lendas de São Carlos; veja como baixar
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara